Procon de São Sebastião em alerta: comerciantes são alvos de golpes por e-mails fraudulentos

O golpe solicita pagamento por suposta infração


O Procon de São Sebastião, órgão vinculado à Prefeitura e integrante da Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR), está emitindo um alerta sobre uma nova modalidade de golpes que têm como alvo os comerciantes locais, utilizando o nome do instituto de defesa do consumidor.

Recentemente, foi recebida uma denúncia de um comerciante do município, relatando uma tentativa de golpe por e-mail, em que uma pessoa se passava por um colaborador do Procon. O indivíduo enviou uma falsa notificação à empresa, exigindo o pagamento de uma suposta infração relacionada ao desrespeito às leis de consumo.

Diante dessa situação, o diretor do Procon de São Sebastião, André Luiz Batelochi de Araújo, ressalta a importância de estar alerta quanto a esse tipo de prática. O órgão tem emitido constantes avisos sobre o envio de e-mails com conteúdo falso tanto para fornecedores quanto para consumidores.

Batelocchi destaca que o Procon não envia mensagens com links ou documentos anexados por e-mail. Portanto, é fundamental ignorar qualquer e-mail em nome do Procon que solicite a abertura de links ou o acesso a documentos anexados, pois trata-se de uma tentativa de fraude.

Além disso, o diretor esclarece que toda a comunicação oficial do Procon com consumidores e fornecedores é realizada exclusivamente através da plataforma oficial, disponível em www.procon.sp.gov.br.

Ele solicita, ainda, que caso alguém receba qualquer tipo de abordagem suspeita, entre imediatamente em contato através do telefone do Procon ou dirija-se a uma das três unidades localizadas no município.