SAMU Animal completa um ano de atuação no resgate de animais em Taubaté

O SAMU Animal já contabiliza 215 animais resgatados


No dia 28 de junho de 2022, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Animal de Taubaté comemorou seu primeiro ano de funcionamento. Desde o primeiro resgate realizado em 1º de julho, o SAMU Animal já contabiliza 215 animais resgatados, sendo a maioria de cães e gatos em situação de rua, especialmente nos bairros Gurilândia e Água Quente.

Sob a coordenação da médica veterinária Tatiana Nahid, também responsável pelo Hospital Veterinário, o SAMU Animal atua mediante acionamento do Centro de Controle de Zoonose (CCZ). Uma equipe treinada é direcionada imediatamente ao local para prestar o atendimento necessário. Os cuidados começam no local da ocorrência e prosseguem até a chegada do animal ao hospital.

A equipe de médicos veterinários realiza avaliação, administração de medicamentos, exames clínicos, laboratoriais e de imagem, seguindo um protocolo de atendimento estabelecido. Após receber os cuidados no SAMU, o animal é encaminhado ao CCZ, onde recebe tratamento contínuo até sua recuperação. No CCZ, o animal também é vermifugado, castrado, microchipado e vacinado contra a raiva, preparando-o para ser adotado por uma nova família.

Para acionar o serviço de resgate do SAMU Animal, é possível entrar em contato através do Whatsapp no número (12) 99117-7637, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 15h30. O Hospital Veterinário está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 214, no Jardim Eulália.