Transporte público de Taubaté passa por reformulação

As melhorias foram viabilizadas a partir de negociações entre a administração municipal e a concessionária responsável pelo TAU!.


A Prefeitura de Taubaté e o TAU! (Transporte Acessível Urbano de Taubaté) iniciaram, neste mês de maio, a implantação de melhorias no sistema de transporte público da cidade. As mudanças incluem a modernização da frota, criação de novas linhas, inauguração da primeira Estação de Conexão (ECO) e novas ferramentas digitais para facilitar o uso do serviço.
 
 
As melhorias foram viabilizadas a partir de negociações entre a administração municipal e a concessionária responsável pelo TAU!. O contrato, assinado em 2023, previa o início do pagamento de subsídios em julho de 2025, mas, com o novo acordo, esse prazo foi estendido para janeiro de 2026, o que deve gerar economia de cerca de R$ 6 milhões aos cofres públicos, mantendo as contrapartidas previstas.
 
Durante a 36ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm, a Prefeitura e o TAU! expuseram um novo ônibus e ampliaram as linhas para atender o público. A linha 14 - Cecap/Rodoviária Velha passou a operar com intervalos de 20 minutos, das 17h às 23h30, com reforço da linha 16 - Cecap (via Chácara Flórida/Rodoviária Velha) e da linha 13 - Gurilândia Santa Tereza.
 
A primeira Estação de Conexão (ECO) foi entregue em 31 de março, no bairro Cecap. A estrutura conta com iluminação, visual moderno e energia gerada por placas solares. A partir de 10 de maio, a ECO Cecap contará com a linha 16 - ECO Cecap/Rodoviária Velha (via Res. Independência) e a nova linha 28 - Cecap 4/Rodoviária Velha (via Bonfim), além de novas linhas alimentadoras.
 
As linhas 17 - Pinheirinho, 20 - Maracaibo, 23 - Quiririm, 24 - Cecap e 27 - Santa Tereza passarão por ajustes. Com a ECO em funcionamento, a expectativa é de que um ônibus com destino ao centro passe a cada 16 minutos. A linha 16 - Chácara Flórida passará a sair da ECO, e a linha 13 - Gurilândia terá trajeto estendido até a Rodoviária, passando pelo Hospital Regional e Taubaté Shopping. A região do Cecap terá aumento de 18% na oferta de viagens, e a rede como um todo crescerá quase 6%.
 
Cinco novos ônibus com tecnologia Euro 6 entram em operação em maio. Os veículos oferecem ar-condicionado, elevadores, entrada USB e menor emissão de poluentes. Outros dez veículos serão incorporados ao longo do ano, substituindo 12 antigos e elevando a frota total para 70 ônibus.
 
Foi criado ainda um novo ponto fixo de atendimento do Cartão Rápido na Praça Dom Epaminondas. No local, os usuários podem emitir cartões, fazer recargas e obter informações. O espaço substitui a van que atuava na região.
 
Também foi lançada a assistente virtual Lina, que atende pelo WhatsApp (12) 98810-5098. A ferramenta permite consultar horários, linhas, créditos, achados e perdidos, além de realizar pagamentos via Pix.
 
O planejamento de viagens agora pode ser feito também pelo site da Prefeitura de Taubaté e pelo portal oficial do TAU! (www.voudetau.com.br), complementando os aplicativos Cittamobi e Moovit.