Voluntários já podem se inscrever para os mutirões de limpeza em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias

Este ano, serão realizados mutirões de limpeza simultaneamente em diversas praias de Caraguatatuba


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, comemora no dia 15 de setembro, o Dia Mundial de Limpeza de Praias. Este ano, serão realizados mutirões de limpeza simultaneamente em diversas praias, de norte a sul do município como Porto Novo, Praia das Palmeiras, Indaiá, Centro, Camaroeiro, Martim de Sá, Mococa e Cocanha.

Para participar dos grupos basta se inscrever no link https://tinyurl.com/y8lrdjtm e aguardar o e-mail com a confirmação e informações dos pontos selecionados para a atividade. Instituições, escolas, empresas e grupos organizados também podem se inscrever e participar das ações.

“Nós queremos que a população participe com a gente desse movimento. Acreditamos sempre na união do poder público com a comunidade: cada um fazendo sua parte e juntos pelo bem comum”, comentou o secretário da pasta, Marcel Giorgeti.

 O evento será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e conta com a parceria das secretarias de Serviços Públicos, Esportes e Comunicação. As atividades serão iniciadas às 8 horas com alongamento e orientação a respeito de resíduos e fauna marinha. Serão distribuídos coletores, luvas e água. Os participantes devem levar protetor solar, boné ou chapéu.

Sobre a data

O Dia Mundial de Limpeza de Praia é lembrado todos os anos no mês de setembro (terceiro sábado do mês). Esse dia foi criado pela organização não governamental norte americana The Ocean Conservancy, há 26 anos.

A instituição, fundada em 1975, teve a ideia de estabelecer uma data que fizesse parte do calendário para que as pessoas pudessem fazer algo de concreto pelo meio ambiente e com resultados imediatos, além de ampliar a conscientização das pessoas em relação ao lixo descartado inadequadamente e a poluição que isso gera e nossos recursos hídricos, um elemento de extrema importância à vida. O Dia da Limpeza de Praia também consta no Calendário de datas comemorativas ambientais do município, Lei nº 1864/2010.