WhatsApp para denúncias sobre descarte irregular de lixo está disponível a partir de hoje (3), em Pindamonhangaba

As denúncias podem ser feitas pelo número: (12) 3644-5600.


A partir desta segunda-feira (3), a Prefeitura de Pindamonhangaba disponibiliza um novo canal de denúncias para combater o descarte irregular de lixo e entulho. As denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (12) 3644-5600, onde a população poderá enviar fotos e vídeos de infrações cometidas pela cidade.

De acordo com a administração municipal, a multa para quem for flagrado descartando lixo de forma irregular é de R$ 1.360,00 (equivalente a 10 Unidades Fiscais do Município - UFMP).

Custo alto e impactos na cidade

A Prefeitura estima que, em 2024, foram retiradas 60 mil toneladas de entulho das ruas, gerando um custo superior a R$ 3 milhões - valor que poderia ser investido em áreas como educação e saúde. Apenas nos primeiros 15 dias de 2025, já foram removidas 900 toneladas de resíduos descartados irregularmente.

Bairros como Castolira e Araretama enfrentam problemas recorrentes. No Castolira, por exemplo, foram necessárias três grandes limpezas em menos de dois meses. Em dezembro, a remoção de entulho exigiu 32 viagens de caminhões, e em janeiro, outras 120 toneladas de lixo foram retiradas. No Araretama, o problema também é grave: em 2024, o bairro foi responsável por 15 mil toneladas de entulho, um quarto de todo o volume recolhido na cidade, mesmo possuindo três PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Rafael Goffi, destacou a importância da participação da população na fiscalização e denúncia de infrações.

"O objetivo é acabar com o descarte irregular e manter a cidade limpa. Precisamos da conscientização de todos para não sujar a cidade e também para denunciar os casos de descarte irregular. São muitos casos em toda a cidade", afirmou Goffi.

Medidas de conscientização

Para reforçar a campanha, a Prefeitura está instalando placas informativas nos principais pontos críticos de descarte irregular, alertando sobre a multa e incentivando as denúncias.

Goffi também lembrou que todos os bairros contam com coleta de lixo três vezes por semana e que a cidade possui 10 PEVs para o descarte correto de resíduos, funcionando inclusive aos sábados e domingos.

"Temos equipes que atuam diariamente na limpeza da cidade, mas a quantidade de entulho descartado irregularmente é muito grande. Muitas vezes, quem suja nem mora no bairro. Precisamos da colaboração de todos para evitar esse problema e manter Pindamonhangaba limpa", finalizou.

Denuncie pelo WhatsApp

WhatsApp: (12) 3644-5600
Denúncias anônimas com fotos e vídeos