O voo inaugural da primeira aeronave de ataque leve e treinamento avançado produzida pela Embraer e destinada à Força Aérea da Nigéria foi um sucesso. O modelo A-29 Super Tucano é o primeiro do lote de 12 aeronaves adquiridas pela Força Aérea da Nigéria, com entregas previstas em 2021.
O avião é desenvolvido na fábrica de Jacksonville, na Flórida (EUA) pela Embraer Defesa & Segurança e a Sierra Nevada Corporation (SNC). As primeiras aeronaves A-29 da Força Aérea da Nigéria serão enviadas para Centennial, no Colorado, onde serão realizadas modificações dos sistemas de missão além de alguns testes finais. Em seguida, os pilotos da Força Aérea da Nigéria serão treinados nas aeronaves, em uma etapa que antecede as entregas.
"Este é um marco significativo na produção dos A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Nigéria. A linha de produção de Jacksonville está ativa e a Embraer e a SNC estão confiantes de que a produção de outras aeronaves será concluída nos próximos meses", disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Reconhecido como referência de excelência em aeronaves de ataque leve e reconhecimento no mundo todo, o modelo A-29 Super Tucano tem histórico comprovado de combate. A aeronave foi projetada e construída para missões como a da Nigéria.
A aeronave já foi selecionada por 15 forças aéreas em todo o mundo para missões de apoio aéreo tático e de reconhecimento com excelente custo-benefício.