Desvalorização de moedas correntes pode ocorrer não só devido a eventos econômicos e políticos mas também por causa de desastres naturais e outros acontecimentos que possam afetar a economia de um país. Entre os motivos mais comuns estão a queda do poder de compra da população, condições de crédito apertadas, proporção exportação/importação negativas, instabilidade política e envolvimento em guerras ou disputas entre países.
O Investopedia descreve uma moeda fraca como “uma cujo valor tem vindo a descer em comparação com outras moedas existentes. É encontrada em nações com fundamentos econômicos fracos que pode estar associado com défice de orçamento, elevadas taxas de inflação e um crescimento económico lento.” O Real brasileiro não consegue acompanhar o euro europeu nem a libra britânica, mas pode ficar descansado pois a moeda brasileira ainda lhe dá bom poder de compra em diversos países do mundo.
Aqui fica uma lista das 5 moedas correntes mais fracas no mercado internacional:
Número 5 - Lao
1 USD = 8415 LAK
Ficará surpreendido por saber que esta é a única moeda que não tem perdido o seu valor ao longo dos anos. Desde o seu lançamento em 1952, a moeda tem ganho alguma valorização em comparação com o dólar americano, no entanto, a sua taxa de conversão extremamente baixa na altura em que esta se juntou ao mercado internacional, tem impedido a moeda de alcançar um valor competitivo.
Número 4 - Franco da Guiné
1 USD = 9030 GNF
Dada a elevada taxa de inflação, prosperidade de gangues e pobreza contínua, a moeda da Guiné é atualmente uma das moedas mais fracas do continente africano. O país é rico em ouro e alumínio, o que daria a expectativa de que a sua moeda pudesse ser significativamente mais valiosa.
Número 3 - Rupiah da Indonésia
1 USD = 14066 IDR
A Indonésia é um país economicamente estável e desenvolvido localizado no sudeste da Ásia. No entanto, contra as expectativas, a moeda tem uma taxa de conversão bastante baixa. As autoridades reguladoras têm tentado fortalecer a moeda nacional, mas até agora, todos os esforços postos nesta tarefa não têm dado alterações significativas.
Número 2 - Dong Vietnamês
1 USD = 22886 VND
O Vietnã ainda sofre as consequências de uma economia centralizada que têm desvalorizado a moeda significativamente ao longo dos anos, o que coloca a sua moeda nacional como a segunda mais pobre da nossa lista. No entanto, especialistas insistem que o governo vietnamês está na direção certa, e que em breve a moeda vietnã estará lado a lado com os países asiáticos vizinhos.
Número 1 - Rial Iraniano
1 USD = 42515 IRR
A guerra entre o Irã e o Iraque, os ataques de Israel, e ainda a possibilidade do desenvolvimento de uma arma nuclear, influenciaram algumas das maiores potências mundiais a forçar sanções políticas e económicas contra o governo iraniano. Algumas destas medidas incluíram o acesso restrito ao mercado mundial de mercadorias, algo que influenciou negativamente a economia do Irã. Sendo que grande fortuna do país vem da exportação de petróleo, o Irã ficou assim impedido de realizar as suas habituais exportações, o que originou um défice crítico no seu orçamento.