Brasil faz seu primeiro lançamento espacial comercial e entra no mercado global

Foguete sul-coreano decola de Alcântara (MA) e marca nova fase do programa espacial brasileiro.


O Brasil dará, no dia 22 de novembro, seu passo mais importante no setor espacial: pela primeira vez, um foguete comercial será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A missão, chamada Operação Spaceward 2025, está marcada para as 15h e consolida o país como novo competidor no mercado internacional de lançamentos.

O foguete escolhido para estrear essa nova fase é o HANBIT-Nano, da startup sul-coreana Innospace. A operação é coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e mobiliza cerca de 400 profissionais até o dia 28 de novembro.

Lançamento histórico

Para o tenente-brigadeiro Ricardo Augusto Fonseca Neubert, o momento é estratégico: o Brasil passa a mostrar capacidade real de oferecer infraestrutura e segurança para lançamentos comerciais, abrindo portas para novos investimentos.

A Innospace foi selecionada em um edital da AEB de 2020 e assinou contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022, inaugurando uma nova etapa de cooperação entre governo e empresas privadas no setor espacial.

O foguete HANBIT-Nano

O veículo que fará história tem 21,9 metros de altura, pesa cerca de 20 toneladas e usa propulsão híbrida ? uma combinação mais segura e sustentável de combustível sólido com líquido. Ele pode levar até 90 kg de carga útil.

A bordo estarão cinco nanossatélites e três experimentos científicos de instituições do Brasil, Coreia do Sul e Índia.

Por que Alcântara é tão estratégica

Com localização próxima à linha do Equador, o CLA oferece vantagens únicas:

  • Economia de até 30% de combustível

  • Custos menores de operação

  • Alta segurança, por estar em área remota

  • Infraestrutura preparada e com espaço para expansão

Esses fatores colocam o espaçoporto brasileiro como forte concorrente de bases tradicionais nos EUA e Europa.

Innospace: parceira e pioneira

A startup sul-coreana já tem histórico no Brasil: em 2023, lançou de Alcântara o foguete suborbital HANBIT-TLV, carregando tecnologia brasileira do Instituto de Aeronáutica e Espaço. A empresa mantém uma subsidiária em São José dos Campos, reforçando o vínculo com o polo aeroespacial nacional.

Impactos para o país

O lançamento abre caminho para:

Economia

* Atração de empresas estrangeiras

* Geração de empregos qualificados

* Fortalecimento da cadeia produtiva do setor

Tecnologia

* Troca de conhecimento

* Mais oportunidades para universidades e institutos

* Testes de novas tecnologias em voo real

Estratégia

* Soberania tecnológica

* Presença no mercado global de pequenos satélites

* Fortalecimento da posição do Brasil na Nova Economia Espacial

Um novo capítulo

A FAB e a AEB afirmam que outros lançamentos já estão em negociação, e o governo estuda criar a estatal aeroespacial Alada para fortalecer o setor.

O lançamento do HANBIT-Nano coroa décadas de trabalho de instituições como ITA, INPE, IAE e da própria FAB. A operação coloca o Brasil no mapa dos lançamentos comerciais e abre uma nova fronteira de desenvolvimento.

A FAB transmitirá a missão ao vivo. Se bem-sucedido, o lançamento pode atrair novos contratos ainda este ano, impulsionando o CLA como destino global para missões com pequenos satélites.