Donald Trump se torna o 45º presidente dos Estados Unidos nesta sexta

Candidato toma posse às 12h, em Washington (15h de Brasília) e assume a Casa Branca


Donald Trump, do partido Republicano, assume nesta quinta-feira (20) como o 45º Presidente dos Estados Unidos. O novo presidente fará o juramento de posse em Washington às 12h (15h em Brasília) e seguirá para à cerimônia no Capitólio, sede do Congresso americano, e fará seu primeiro pronunciamento já como presidente empossado.

O novo presidente, de 70 anos, e primeira dama, Melania Trump, já foi recebido na Casa Branca foi Barack Obama e Michele Obama antes da cerimônia. Antes disso, participou de uma cerimônia na Igreja Episcopal de Saint John, a poucos passos da Casa Branca, com o seu vice, Mike Pence.

Os casais Obama e Trump seguirão juntos ao Capitólio para a posse, que deve ter a presença de ex-presidentes, como Jimmy Carter, George W. Bush e Bill Clinton. A soprano Jackie Evancho vai cantar o Hino Nacional americano.

Trump repetirá o juramento presidencial, tomado pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts, por volta de 15h (18h de Brasília). Após isso, fará seu discurso ao público presente.

Logo após essa cerimônia, Trump fará o desfile de posse do Capitólio até a Casa Branca, um caminho de 2,4km pela Avenida Pensilvânia. Na parte da noite, haverá um baile de gala para o novo presidente, seu vice e convidados. E no dia seguinte, começa oficialmente o mandato de Trump como presidente dos EUA.

As eleições
Conhecido pela sua fortuna e por apresentar o reality show “The Apprentice”, o empresário Donald Trump surpreendeu a vencer as prévias do Partido Republicano com larga vantagem e depois derrotar a candidata democrata, Hillary Clinton, na eleição que aconteceu no dia 8 de novembro de 2016.

Ele se elegeu após conquistar 276 delegados, ultrapassando o limite de 270 necessários para vencer. No voto popular, Hillary teve quase 3 milhões de voto a mais que Trump, 65.844.610 milhões (48%) contra 62.979.636 milhões (46%). A última vez que um candidato foi eleito perdendo no voto popular foi em 2000, com George W. Bush (PR) derrotando Al Gore (PD).

A campanha de Trump à Casa Branca ficou marcada pela polêmica, em que afirmou que vai construir um muro para dividir os EUA do México, encerrar o programa de saúde criado no último governo – o chamado Obamacare, impedir a entrada de muçulmanos e refugiados da Síria no País, além de afirmar que vai deportar 11 milhões de imigrantes ilegais que estão nos EUA.