O que faz do Texas a nova capital mundial das criptomoedas?

O estado atrai mineradoras através de energia barata e incentivos fiscais


O estado do Texas, nos Estados Unidos, se tornou um polo para criptomoedas. Os grandes computadores para mineração de criptomoeda encontraram no Texas um local com energia barata. Além desse fator, que ajuda no funcionamento das máquinas, o estado também não impõe grandes controles regulatórios.

A Polin, por exemplo, grande rede de bitcoins, migrou sua mineração da China para os Estados Unidos. O governo chinês impõe cada vez mais regulamentações e atua para proteger sua própria moeda digital, que está em fase de testes. Assim, o país já não é a melhor opção para a mineração de bitcoins.

Já no Texas, o governador atual abre as portas do estado para as criptomoedas e as apoia. Se tornou até uma boa oportunidade para o estado de ser um polo desse tipo. Tem um plano de se aproveitar o gás natural desperdiçado para ser usado na mineração de bitcoins.

Ainda assim, há apreensão sobre a capacidade de prover tanta eletricidade para o funcionamento dos computadores. O aumento da demanda também pode elevar os preços da eletricidade para a população. No entanto, as mineradoras também têm a intenção de apostar em empreendimentos solares e eólicos para dar conta da demanda, o que pode ajudar na produção de energia limpa na região.

Também há uma série de incentivos para os mineradores de bitcoins instalados no estado, como o abatimento de impostos pelo período de 10 anos, por exemplo. O Texas está abrindo suas portas e incentivando a inovação. Os políticos do estado também acreditam na geração de empregos e no aumento da receita tributária.

Além das criptomoedas, estão em alta também os Tokens Não Fungíveis, chamados de NFTs. É um token único que dá autenticidade a um item, seja uma foto, vídeo, arquivo de áudio, entre outros. Assim, assegura-se que é o original, e pode ser negociado como tal.

Não são somente especialistas da área que compram NFTs. Famosos já entraram na onda. O jogador de futebol do Paris Saint-Germain, Neymar, comprou dois desenhos por R$ 6 milhões em NFTs. Já o cantor Justin Bieber desembolsou quase R$ 7 milhões por outro item da mesma coleção da Bored Yatch Club. Outros famosos também investem em NFTs, como Jay-Z, Serena Williams e Snoop Dogg.

Ainda dentro dos próprios NFTs, há outras inovações, como o token da LooksRare, que é o primeiro do mercado a oferecer recompensas por participação. É possível conseguir uma recompensa ativa através da negociação de NFTs pela plataforma. O usuário faz negócio e ainda recebe recompensas.