Após terremoto seguido de tsunami, Indonésia ainda não tem balanço do número de mortos

A região onde o país está localizado é uma área de intensa atividade sísmica e erupções vulcânicas


O forte tremor, de magnitude 7,5, foi sucedido por um tsunami O forte tremor, de magnitude 7,5, foi sucedido por um tsunami (Foto : Crédito: Apolo11)

Um terremoto de magnitude 7,5 sacudiu a Indonésia na manhã desta sexta-feira (28) e abalou todo o arquipélago. Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, tremor ocorreu a cerca de 78 quilômetros ao norte de Palu. Antes disso, outro tremor, de magnitude 6. atingiu a localidade de Sulawesi, mas não teve maiores consequências.

A região onde o país está localizado é uma área de intensa atividade sísmica e erupções vulcânicas diárias. Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN), registraram o tremor as 07h02, pelo horário brasileiro. O forte tremor ocorreu a 10 quilômetros de profundidade, abaixo das coordenadas 0.17S e 119.84E, indicadas pelo mapa abaixo.

Devido a forte magnitude e a baixa profundidade em que ocorreu, este tremor tem potencial significativo de destruição e pode causar sérios danos em construções e até vítimas fatais caso tenha ocorrido próximo a locais populosos.

Um terremoto de 7.5 pontos de magnitude libera a mesma energia de 133 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a energia equivalente contida em 2667405 toneladas de TNT.

O forte tremor deu origem a um tsunami na ilha de Sulawesi, no centro do país. Um porta-voz da agência geofísica do arquipélago, Hary Tirto Djatmiko informou que ainda não há um balanço do número de vítimas, mas até o momento, pelo menos 10 pessoas morreram durante a ocorrência.

Fonte: Apolo11.com