Anac certifica novo jato executivo Praetor 600 da Embraer

Próximo passo é obter homologação do jato junto aos órgãos internacionais


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) certificou nesta quinta-feira (18) o novo jato executivo Praetor 600, produzido pela Embraer. A aeronave da categoria super médio foi lançada no fim do ano passado durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association's Business Aviation Conference and Exhibition).

O Praetor 600é o único da categoria a ser certificado desde 2014. O jato super médio é o de melhor performance já desenvolvido e superou todas as principais metas de design, tornando-se capaz de voar mais de 4.000 milhas náuticas em velocidade de cruzeiro de longo alcance, ou mais de 3.700 milhas náuticas a Mach .80 em pistas menores de 1.371 metros, com excelente capacidade de carga útil.

"Nossas equipes de engenharia e de programa se superaram novamente ao projetar, desenvolver e certificar com muita paixão o jato executivo Praetor 600, líder de sua classe, excedendo especificações e expectativas, e antes do prazo", disse Paulo César de Souza e Silva, Presidente e CEO da Embraer.

A certificação só ocorre após analisados todos os requisitos, entre eles segurança e aeronavegabilidade. A partir de agora, as próximas homologações terão que ser obtidas junto aos órgãos internacionais. "Esta avançada aeronave reflete não apenas nossa jornada de inovação, mas também uma prévia do futuro dessa grande empresa.", disse o CEO da empresa.

O Praetor 600 é agora o jato executivo de porte super médio com maior alcance, com capacidade de fazer voos sem escalas entre Londres e Nova York, São Paulo e Miami, e Dubai e Londres. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem um alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km).

O jato tem capacidade de decolagem a partir de pistas de apenas 1.352 metros (4.436 pés). A M0.80, o alcance é 3.719 milhas náuticas (6.887 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR.