Céu tem hoje eclipse lunar penumbral e cometa verde

Eclipse acontecerá em uma Lua Cheia e será visível na faixa leste da América do Sul




A nebulosidade no Vale do Paraíba talvez não ajude, mas o céu noturno desta sexta-feira (10) está cheio de atrações. A noite reserva eclipse penumbral da lua, visível em todo o território continental e nas ilhas. Mas também há outro astro querendo ser visto: um cometa.

O eclipse acontecerá em uma Lua Cheia e será visível na faixa leste da América do Sul e leste do Canadá, na Europa, além da África e porção ocidental da Ásia. O fenômeno será melhor observado a partir das 22h42 mas a lua não ficará encoberta e somente perderá o brilho. Eclipse penumbral é quando o satélite da Terra entra na faixa de penumbra do planeta, conforme explica a figura acima.

Por sua vez, a outra atração da noite é o cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková. Segundo a Nasa (Agência Espacial Americana) ele estará a uma distância de cerca de 12 milhões de quilômetros. Será visível por meio de binóculos ou telescópios e se apresentará como um objeto esverdeado no céu da manhã, na constelação de Hércules.

Sem a própria sombra - O professor Marcos Calil, do canal Momento Astronômico dá uma boa dica para perceber que o eclipse lunar penumbral está acontecendo: "Quando estamos no interior, no meio rural mesmo, só com a iluminação da luz da Lua cheia, podemos perceber a nossa sombra. Então, quando a nossa própria sombra sumir, é porque está acontecendo o eclipse lunar penumbral.”

Efeito nos animais - Marcos Calil já teve a oportunidade de ver um eclipse lunar penumbral no campo, em zonas rurais e percebeu o efeito da diminuição do brilho da Lua cheia nos animais: "Quando tem Lua cheia, os animais ficam mais vivos. O brilho intenso deixa a bichos mais ativos. É cachorro uivando, vaca fazendo barulho. Mas quando acontece o eclipse penumbral, os animais se aquietam. Para eles, a falta do brilho intenso é como se a lua tivesse sumido. O campo fica quieto e é uma coisa emocionante perceber isto!"