Uma das maneiras de obter sucesso no mundo digital é estando atento às mudanças de comportamento dos usuários para saber de qual forma o conteúdo está sendo consumido. Com isso, veja como a consultoria SEO pode te ajudar a montar estratégias de busca por mecanismos de voz?
Como funciona a busca por mecanismos de voz
A pesquisa orgânica está sofrendo mudanças de acordo com o perfil do usuário. Os profissionais da área acreditam que até 2020, 50% das buscas serão realizadas por voz, de forma que venha a se igualar à pesquisa convencional.
Para que você não fique para trás, é necessário estar atento à essas mudanças, e verificar quais são as melhores formas de criar o seu conteúdo para atender à esse tipo de usuário.
A começar que há uma diferença notável no tipo de busca realizada por texto, para o de mecanismos de voz. Elas costumam ser mais longas e geralmente são baseadas em perguntas, de maneira mais específica.
Por exemplo "como aparecer no Google", "o que é inbound marketing", "o que são links patrocinados", "o que é seo", "como aparecer no Google" e afins.
Tendo isso em vista, recomenda-se o uso dos termos semânticos, além de uma linguagem mais "natural" para que assim você tenha mais chances de alcançar a posição #0.
Esse ranqueamento é realizado pelo Google Assistant que apresenta ali uma resposta mais direta e correspondente ao que está sendo perguntado, ao invés de oferecer uma página de opções de sites.
Além disso, quando o Google encontra um featured snippet sobre o que foi perguntado, o assistente lê em voz alta qual é o frase ou parágrafo do conteúdo que melhor corresponde à busca.
Também é interessante se atentar para o fato de que essas pesquisas costumam ser mais utilizadas em geolocalização, como por exemplo para saber qual o estabelecimento mais próximo e afins.
Agência de marketing digital
Para que você consiga aplicar esses recursos da melhor maneira, e principalmente para que alcance a posição #0 é necessário fazer um investimento nesse tipo de conteúdo.
Recomenda-se a contratação de uma agência de marketing digital que tenha conhecimento no assunto, para que eles não só façam uma otimização de sites e de conteúdo para essa nova forma de consumo, como também para as demais plataformas.
Como por exemplo Google Meu Negócio, atualizar Google Maps, Google Adwords, Google Shopping, Remarketing, e anunciar no Youtube.