Jovens profissionais, recém-formados e estudantes que acompanharam o XIII Encontro Crea-SP Jovem foram convidados a participar de um concurso de inovação para criar projetos que ajudem no desenvolvimento dos municípios paulistas em cidades inteligentes. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro.
O lançamento da iniciativa aconteceu na 13ª edição do evento, que é organizado pela Comissão Crea-SP Jovem, responsável por aproximar o Conselho desse público. O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, destaca que o desafio "De olho nas cidades" é uma forma de incentivar que os participantes exercitem não só a criatividade, mas a criticidade.
"A provocação que queremos fazer é para que possam enxergar um universo de possibilidades que poucas pessoas olham e utilizar o conhecimento técnico para desenvolver soluções tecnológicas, que sejam aplicáveis às suas realidades. Afinal, quem convive com os problemas em seu cotidiano tem o potencial de encontrar respostas efetivas", observa Marchese.
Para se inscrever, além de ter participado do encontro (de forma online ou presencial), é preciso ser estudante regularmente matriculado em instituições de ensino tecnólogo e/ou graduação, ou formado nas profissões do Sistema Confea/Crea. E as propostas de soluções inovadoras para as problemáticas urbanas devem estar amparadas em três eixos temáticos:
Mobilidade e Transporte Urbano
Edificação, Energia e Iluminação Pública
Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gestão de Resíduos Sólidos e Saneamento
Realizado com parceria da Acciona, empresa global de gestão de infraestruturas e energias renováveis, o edital também prevê premiação para a equipe que obtiver a melhor pontuação: são três notebooks e um curso de capacitação. O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro, no Summit, principal evento de tecnologia e inovação da área tecnológica, que neste ano acontece no Museu de Arte de São Paulo (MASP).