Eclipse solar conhecido como Anel de Fogo será visível hoje



Hoje, domingo (26) a população brasileira poderá ver o primeiro eclipse solar de 2017. O  Observatório Nacional divulgou que  o eclipse será anular, também conhecido como “Anel de Fogo”. Isso corre quando se vê todo o desenho do Sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

No Brasil, o fenômeno celeste poderá ser visto em toda a região Sudeste, Sul, grande parte do Nordeste e Centro-Oeste. Dependendo da localidade, o eclipse como parcial, entre 10h e 12h30, horário de Brasília. De acordo com o observatório, o fenômeno celeste será visto em uma estreita faixa que passa pelo sul do Chile e da Argentina, oceano Pacífico, oceano Atlântico e sul da África.  

Outro fenômneo como este para o  Brasil visualizar ocorre ainda este ano. Será no  21 de agosto, quando haverá um eclipse total do sol. Na oportunidade, poderá ser visto parcialmente somente na região nordeste, próximo do horário do pôr do sol.

Cuidados - O Observatório Nacional ressalta que nunca se deve olhar diretamente para sol nem mesmo com o uso de filme de raio X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo de poucos segundos, danifica o olho de modo irreversível. Para uma observação segura, é importante que seja feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. 


Fonte: Agência Brasil