EmbraerX revela novo conceito de veículo para tráfego aéreo urbano do futuro

Projeto prioriza alta confiabilidade, baixos custos de operação, menos ruído, funcionamento totalmente elétrico e progressivamente autônomo


O veículo voador elétrico, projeto da Embraer, será conhecido nesta terça-feira (11) durante a Uber Elevate Summit 2019 em Washington, Estados Unidos. É o EmbraerX, um novo conceito em tecnologia de voo que pretender tornar realidade a mobilidade aérea urbana compartilhada com aeronave de propulsão elétrica.

O evento reúne uma comunidade global de fabricantes, investidores e representantes governamentais . Conhecida como eVTOL,  conceito desenvolvido pela Embraer propõe uma aeronave elétrica com capacidade de decolagem e pouso na vertical.

Esse é um dos múltiplos projetos da EmbraerX, uma subsidiária para negócios disruptivos da Embraer focada em esforços colaborativos para ativar e acelerar o ecossistema da mobilidade urbana. A abordagem da EmbraerX voltada ao ser humano tem sido fundamental no projeto do eVTOL, que busca a melhor experiência do usuário para fazer uma aeronave facilmente acessível para todos.

 "Como uma aceleradora de mercado comprometida com o desenvolvimento de soluções que transformam experiências da vida, unimos a visão do desenvolvimento centrado no ser humano com os nossos 50 anos de expertise em negócios e engenharia de uma forma única. Esses são os fatores por trás dos avanços técnicos e das inovações que estamos trazendo para esse novo conceito de eVTOL", explica Antonio Campello, Presidente & CEO da EmbraerX.

De acordo com a Embraer, o novo conceito de aeronave é resultado de uma ampla gama de testes e simulações que consideram a otimização operacional para o ambiente urbano, priorizando alta confiabilidade, baixos custos de operação, menos ruído, funcionamento totalmente elétrico e progressivamente autônomo.

Em parceria com dezenas de controladores de tráfego aéreo, acadêmicos, pilotos e especialistas do setor, a EmbraerX propôs recentemente um projeto de tráfego aéreo urbano prático, simples e robusto para permitir que mais aeronaves operem em ambientes urbanos.

A EmbraerX também está comprometida com o desenvolvimento de diversas outras soluções sob medida para o ecossistema aéreo urbano, incluindo a nova plataforma de negócios Beacon, projetada para promover a colaboração e sincronizar empresas e profissionais de serviços de aviação, de forma mais ágil, para manter as aeronaves voando.