Ford anuncia veículos com tecnologia C-V2X a partir de 2022

Tecnologia permite a comunicação direta entre os dispositivos conectados


Veículos mais inteligentes em um mundo mais inteligenteVeículos mais inteligentes em um mundo mais inteligente (Foto : Divulgação)

A Ford vai oferecer a tecnologia de comunicação do veículo-com-tudo pelo celular - a chamada C-V2X - em todos os seus veículos novos nos Estados Unidos a partir de 2022. O anúncio ocorreu durante a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos EUA, exatamente um ano depois de a marca firmar um acordo com a Qualcomm para esse desenvolvimento.

A C-V2X é uma tecnologia de comunicação sem fio altamente avançada que permite aos veículos "ouvir" e "conversar" uns com os outros. Essa "comunicação também vai acontecer com os pedestres e com a infraestrutura de trânsito para transmitir informações de segurança e ajudar a criar um sistema de transporte inteligente e conectado.

Planejada para operar com a rede de celular 5G, a tecnologia C-V2X avança rapidamente no mundo. Ela permite a comunicação direta entre os dispositivos conectados - ou seja, o sinal não precisa viajar primeiro para uma torre de celular -, por isso é muito rápida. Ela também complementa outros sistemas de assistência ao motorista, como sensores de radar e câmera, que usam processos computacionais similares.

As comunicações C-V2X indiretas (do veículo para a rede e todo o resto) são o próximo passo na evolução da tecnologia 5G e estarão disponíveis em um futuro muito próximo.

"Atravessar cruzamentos, por exemplo, será muito mais fácil com a C-V2X, pois os veículos poderão se comunicar entre si para negociar qual tem a preferência. Da mesma forma, um carro envolvido em um acidente pode informar a ocorrência para os demais e um pedestre na pista com telefone celular pode ser localizado pelos veículos, mesmo se estiver fora do campo de visão", diz Don Butler, diretor executivo de Veículos Conectados da Ford.

Sinais inteligentes - A comunicação C-V2X com a infraestrutura urbana - como semáforos e sinais de trânsito - permitirá que o motorista receba informações para rodar com mais liberdade e segurança. Um semáforo, por exemplo, pode alertar quando vai ficar verde ou vermelho e se o motorista corre o risco de passar no sinal fechado.