Parque Tecnológico: um passo à frente

O Parque Tecnológicode São Jose dos Campos é responsável por quase 2000 postos de trabalho


O Parque Tecnológico de São José dos Campos tem conquistado destaque nacional e internacional. Instalado em uma área de 188 mil m2. com cerca de 300 empresas vinculadas tem desenvolvido muita tecnologia. No entanto, está passando por um momento que requer um avanço segundo o engenheiro e proprietário das empresas Anova Sistemas e Engtelco, Daniel Gil Monteiro de Faria.

Daniel Gil, que faz parte do Conselho de Administração do Parque Tecnológico, afirma que é preciso unir forças, inclusive com a participação da Prefeitura de São José dos Campos, para tornar o ambiente atrativo para investidores. "O desenvolvimento de tecnologia requer tempo e recursos. Não basta apenas desenvolver é preciso aplicar adequadamente os recursos para que novos produtos venham a atender as necessidades da sociedade. Este círculo virtuoso está contido no Parque, mas é preciso criar uma política que atraia novos investidores e amplie a capacidade do que já está criado." Conclui Daniel Gil.

O Parque Tecnológico possui convênio com diversas universidades e institutos de ciência e tecnologia. A sinergia que ele proporciona com os estudantes e pesquisadores, além da troca de experiências e união entre as empresas instaladas tem uma força muito ampla para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Analisando este potencial, Daniel Gil defende que seja criado um projeto mais amplo para a atração dos investidores.

O Parque Tecnológico é responsável por quase 2000 postos de trabalho. Daniel Gil proporciona em suas empresas uma relação avançada com os colaboradores, em sua totalidade jovens produtivo e criativos. Este é mais um forte argumento para que se crie uma força tarefa para que todos estes benefícios sejam reconhecidos e possam atrair mais recursos.

Larry Fink, CEO da BlackRock, a maior empresa em gestão de ativos do mundo, afirma: para prosperar ao longo do tempo, toda empresa deve não apenas oferecer desempenho financeiro, mas também mostrar como ela contribui positivamente para a sociedade". Este fundamento está cada vez mais forte e tem sido o motor de desenvolvimento dos produtos das empresas Anova Sistemas e Engtelco. É igualmente uma motivação para Daniel Gil propor que se reforce a união dos gestores e da Prefeitura para atrair investidores.