Projeto de avião com tecnologia de propulsão elétrica segue em desenvolvimento, revela Embraer

Avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica que tem seu voo inaugural previsto para 2020




Às vésperas do seu aniversário de 50 anos, a Embraer revelou nesta sexta-feira (16) imagens do projeto que vem desenvolvendo que representará um grande passo para a aviação em todo o mundo. Trata-se do avião demonstrador de tecnologia de propulsão 100% elétrica que tem seu voo inaugural previsto para 2020.

O protótipo tem um esquema de pintura especial e está preparado para receber os sistemas e componentes. Dentre os avanços do projeto estão a parceria com a Parker Aerospace que será responsável por fornecer o sistema de arrefecimento do avião demonstrador da tecnologia.

Na sede da empresa WEG, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, estão sendo fabricados o motor e inversor da aeronave estão sendo WEG. Essa produção é parte do acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolvimento em conjunto de tecnologias de eletrificação. A proposta de desenvolvimento tecnológico para eletrificação aeronáutica, formalizada num sistema de cooperação entre Embraer e WEG, anunciado em maio de 2019.

Durante os próximos meses, as equipes técnicas das empresas continuarão testando os sistemas em laboratório para posterior integração no demonstrador de tecnologias e realização de ensaios em condições de operação real. O primeiro voo do protótipo está previsto para 2020.