Taubaté busca inovação com centros de tecnologia para a atração de startups

Programa HITT é composto por ambientes de inovação implantados em pontos estratégicos de Taubaté


Sintonizada com a era da inovação, do empreendedorismo e das soluções tecnológicas, a Prefeitura de Taubaté em parceria com a Universidade de Taubaté (UNITAU) lançou nesta terça-feira (10), o HITT (Hub de Inovação em Tecnologia de Taubaté). A iniciativa visa criar ambientes inovadores para a atração de startups e aproximação desses com os empresários.

O convênio para o primeiro Centro de Inovação - HUB foi assinado às 9h no prédio UNITAU Digital, localizado na Rua Conselheiro Moreira de Barros. O Programa HITT consiste na implantação de ambientes de inovação em pontos estratégicos de Taubaté. Cada ambiente fará parte de uma estrutura em rede, com serviços compartilhados no município, aos moldes de grandes centros como o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

"Taubaté está classificada entre as melhores cidades do Brasil para fazer negócios. Para isto, cabe ao poder público garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento com investimentos em infraestrutura e o fortalecimento de parcerias como esta que estamos fazendo com a Universidade", afirmou o prefeito Ortiz Junior.

A ideia é consolidar a parceria entre governo, indústria e Universidade, principais eixos no ambiente de promoção e geração de inovação, negócios, oportunidades de trabalho e desenvolvimento.

O primeiro HUB vai funcionar no prédio UNITAU Digital, com salas individuais para as empresas selecionadas, espaços para coworking e áreas comuns como banheiros, salas de reunião, salas de descanso, convivência e cozinha. A vocação deste HUB será a pesquisa voltada para tecnologia, inovação e educação.

O segundo Hub, que deve ser lançado ainda este ano, estará ligado à área de segurança cibernética. Os próximos HUBs poderão trabalhar em segmentos como cidades inteligentes e sustentáveis, indústria 4.0 e economia criativa e social.

"A formação empreendedora está em nossa missão e a inovação é um de nossos valores. Fazer parte deste convênio reforça esses pilares e nos dá a oportunidade para avançarmos e oferecermos uma formação de mais qualidade. Quando olhamos alguns gigantes como Google ou Facebook, por exemplo, uma das coisas que eles têm em comum é que tiveram início em uma Universidade", afirmou a Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, reitora da UNITAU.