Nesta terça-feira (20), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou o edital para contratação de serviços de psicologia do programa "Psicólogos na Educação". A seleção da empresa responsável será realizada por meio de pregão eletrônico na Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado, com abertura da sessão pública marcada para o dia 3 de julho.
O secretário da Educação, Renato Feder, explica que, embora o formato anterior dos atendimentos psicológicos tenha sido relevante no contexto da pandemia, neste momento a modalidade presencial é considerada indispensável. Assim, o edital foi reformulado para possibilitar a contratação no segundo semestre.
De acordo com o edital, está prevista a contratação de 550 psicólogos, com a disponibilidade de pelo menos 600 mil horas de atendimento presencial. Todas as 5,3 mil unidades da rede estadual de ensino serão beneficiadas, e a distribuição dos profissionais nas escolas será coordenada pelas 91 Diretorias de Ensino.
As horas dedicadas pelos psicólogos terão como objetivo promover ações preventivas, apoio institucional, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, psicologia escolar, saúde mentalna escola e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Entre os temas abordados, destacam-se: acolhimento emocional, habilidades de comunicação afetiva, intervenção socioeducativa, ações de comunicação afetiva, orientação profissional, proposição positiva, protagonismo juvenil e cuidado com as pessoas.