Currículo perfeito: dicas para elaborar um currículo competitivo

Alguns detalhes podem impressionar recrutadores para você conquistar seu emprego dos sonhos em 2022


O ano começou, e não dá mais para protelar o momento de correr atrás do emprego dos sonhos. O currículo é a porta de entrada para o setor de recursos humanos das empresas, que estão sempre de olho em alguns pontos que não podem deixar a desejar. Mas não precisa entrar em desespero, pois algumas dicas vão te ajudar muito a chegar no RH das empresas com o pé direito e um currículo de impressionar.

Seja qual for a vaga pleiteada, tudo começa pelo currículo. Existem algumas diferenças práticas entre currículos impressos e digitais, e como o mundo é online, é importante demonstrar cuidado e critério com este arquivo, que é sua primeira impressão para o futuro empregador. Busque na internet modelos de layout gratuitos para se basear, de forma que as informações sobre sua trajetória profissional estejam dispostas de forma organizada e atrativa. Tenha muito cuidado com erros de português, e peça ajuda a alguém de confiança para revisar o conteúdo.

Currículo impresso X Currículo digital

Já virou senso comum: o currículo impresso não é um livro, por isso duas páginas são o seu limite máximo. Já o currículo digital não tem essa limitação, mas precisa ser visual e organizado, com a personalidade de quem enviou. Ambos devem apresentar habilidades, cursos e experiências com os termos que estão em voga no mercado. Basta entender que o recrutador terá acesso a muitos currículos, então fará inicialmente uma leitura dinâmica de todos em busca de palavras-chave que interessem para o preenchimento da vaga. Para facilitar, opte pelo formato cronológico inverso, que apresenta primeiro as experiências mais recentes. 

Equilíbrio

Para passar no filtro criterioso da seleção, é preciso dizer o que você tem de melhor, de forma sucinta, sem falta nem excesso. Você não precisa dizer tudo de uma vez, mas gerar interesse para o seu perfil e fisgar a atenção de quem procura alguém com seu perfil para determinada vaga. Ninguém quer perder tempo, nem você nem o recrutador. Não coloque competências e experiências que não sejam verdadeiras, pois ao chegar na entrevista, ou até mesmo no cotidiano de trabalho, essa expertise será cobrada e não será contemplada. Frustração para você e para seu empregador.

Dados atualizados

Quando alguém envia um currículo, o que deseja é ser chamado para o processo seletivo, então mantenha sempre seus dados atualizados; coloque todas as formas que o recrutador possa te encontrar logo no cabeçalho. Não precisa incluir número de documentos - basta colocar contatos.

Objetivo profissional

Neste campo, será indicado o cargo que deseja ocupar. A cada vaga que for pleitear, edite o currículo e coloque o cargo e a área da vaga, para se destacar logo no processo de triagem. 

Formações

Coloque todas as suas formações no currículo, desde graduações, pós-graduação EAD ou presencial, mestrados, doutorados ou cursos com certificado que tenham relação com a vaga. Em algumas destas formações, pode estar um diferencial seu que vai interessar ao recrutador.

O currículo ideal? Ele não existe, já que a análise passa pelo olhar subjetivo do empregador. Por isso, uma dica muito válida é tentar conhecer um pouco mais a empresa para onde está sendo enviado, ao invés de sair distribuindo currículos ao vento, como se diz por aí. O cuidado em ser mais assertivo vai te levar longe.