Os desafios do mercado de trabalho exigem cada vez mais das pessoas. Independente da área e nível de atuação, eles estão sempre presentes, podem impulsionar a carreira e contribuem com o crescimento profissional e pessoal.
Suas exigências são cada vez maiores. Muitas vezes a dedicação em anos de estudos não são suficientes para alcançar o sucesso. Outras atividades, como projetos em ambientes profissionais, e o apoio de pessoas com mais experiências são imprescindíveis.
"É possível ter uma sociedade cada vez mais justa quando você passa seu conhecimento sobre temas que fazem parte do seu dia a dia ou que você domina para um colega de trabalho. É gratificante ver os resultados e isso pode ser feito dentro de casa com a família e ser ampliado para os amigos, ambiente profissional, além das pessoas que o conhecem e estão próximas", diz Rodrigo Salim, especialista financeiro com mais de 15 anos de experiência em empresas do segmento, graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e MBA em Gestão Empresarial pelo INSPER/IBMEC.
Três desafios profissionais provavelmente fazem parte de toda carreira: os pessoais, relacionados a como nos comportamos; os sociais, relacionados às pessoas com quem nos relacionamos e podem cooperar ou não com seus projetos; e os ambientais, que são as condições inesperadas, acontecimentos e circunstâncias que na maioria das vezes não tem controle.
A boa notícia é que eles podem ser superados. Para isso é preciso sair da zona de conforto, que impede o crescimento intelectual e pessoal, impactando diretamente no crescimento profissional.
"Utilizar a inteligência emocional e a criatividade podem contribuir nesse momento de pressão e são habilidades valorizadas. Nos dias atuais é necessário saber lidar com as mudanças e ter jogo de cintura e criatividade para vencer os obstáculos", explica Salim.
Pensar estrategicamente, propondo soluções para as adversidades e situações do dia a dia é um grande diferencial no mercado de trabalho, principalmente quando aliado ao cumprimento de metas, espírito de liderança e saber responder por seus atos e erros.
Saber se colocar no lugar do outro é uma característica muito valorizada no meio empresarial, pois o entendimento é que uma pessoa capaz disso está disposta a ajudar sempre que necessário.
"Muitas vezes, pode ser difícil trabalhar em grupo por conta das opiniões divergentes. Nessas horas é importante estar disposto a chegar a um acordo, ter uma boa oratória para se expressar adequadamente, apresentar um projeto, argumentos, falar com o público etc.", analisa Salim.
Nesse contexto, conquistar a confiança e se mostrar disponível às pessoas é primordial, pois isso ajuda a criar conexões positivas e é importante para a construção de uma boa imagem.
"Estar aberto a novas oportunidades sempre deve ser avaliado com muita atenção. Não deixe de se candidatar a posições maiores ou, até mesmo, em outras empresas, por achar que o desafio será grande demais. Seguir numa nova carreira, buscar outras oportunidades de emprego e aprimorar os estudos para se manter atualizado nunca é demais", finaliza Salim.