Fundo Social abre vagas para curso gratuito de Lean Manufacturing em Pindamonhangaba

As vagas serão disponibilizadas através do projeto Reinvente


O projeto Reinvente, do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba, está com vagas abertas para curso gratuito de Lean Manufactoring.

Os interessados devem ter 16 anos ou mais e fazer a inscrição pelo link. Eles vão precisar de RG, CPF, comprovante de endereço e uma foto 4x4 no início das aulas. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas, no Polo de Cursos do Fundo Social - Avenida Albuquerque Lins, 138.

O professor Antonio Caetano, Nico, que é voluntário no Fundo Social, explicou que será um curso de 30 horas, dividido em cinco semanas de aulas. "O curso é voltado para produção enxuta, Lean Manufacturing, iniciando com treinamento em estatística básica, familiarizando com a linguagem de todos com termos técnicos e com as principais ferramentas na solução de problemas que serão desenvolvidos durante o andamento do processo".

Nico disse que "os módulos complementares são Housekeeping ou 6S, análise e solução de problemas, melhoria continua, Kaizen, treinamento para lideres; aplicação da metodologia PDCA/DMAIC/MASP, e finalizando com noções básicas em ISO 9000, qualidade, e 14000, meio ambiente".

O objetivo do curso é "capacitar profissionais no uso de ferramentas em estatística e técnicas na solução de problemas, proporcionando conhecimento a ser destacado durante uma entrevista e no auxílio desempenho no crescimento profissional", completou Nico.

Itamar Ramos, da segunda turma (março de 2023), fez o curso para aprimoramento profissional e aprovou. "Foi muito bom. Aprendi bastante. Já tinha conhecimento industrial e o curso aprofundou meus conhecimentos. É um ensinamento para vida toda, porque aprendemos questão de logística e também outras áreas profissionais, que você pode usar para a vida toda, especialmente com redução de insumos, de esforço de mão de obra, redução de custo e ainda entregar um produto de maior qualidade".

Lucas Pires, da primeira turma (dezembro de 2022), que consegui emprego pós curso informou que "utiliza ensinamentos do curso no dia-a-dia. E são totalmente inseridas no cotidiano fabril, para você precisar organizar seus processos, de conseguir limpar a sua área para que você consiga trabalhar de uma forma mais eficaz e eficiente, e com mais segurança. Além disso, o curso demonstrou a importância de um ambiente seguro e organizado, mais qualidade do seu trabalho, e conseguiu explicar isso de uma maneira muito viável e clara. O professor conseguiu reunir diversas situações que ocorreram e abordou o tema de maneira extremamente interessantes".

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, destacou que o "Reinvente tem várias opções de cursos, em diversas áreas, sendo a maior parte voltada para melhorias profissionais ou para auxiliar as pessoas as conseguirem um emprego ou abrir o próprio negócio".

Claudia disse que "a intenção é que estejam sempre se reinventando, oferecendo cursos tradicionais do mercado de trabalho e de olho nas tendências, para facilitar a obtenção de emprego e renda aos participantes".

Mais informações sobre o curso pelo telefone 12 98124-6199.