Inscrições estão abertas para terceira turma do curso de Consórcios Públicos

Aulas serão em online a partir da próxima segunda-feira (14)


A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) está com inscrições abertas para a terceira turma do curso em linha sobre Consórcios Públicos. A capacitação é destinada às equipes das prefeituras municipais que atuam nas áreas de planejamento e desenvolvimento e no assessoramento técnico ao Prefeito Municipal.  

"Pela Plataforma Municípios em Rede, estamos oferendo diversas capacitações em linha e gratuitas para as equipes das Prefeituras Municipais. Por meio do curso de Consórcios Públicos, a gestão municipal poderá conhecer as possibilidades de formação de consórcios para levar a cabo ações públicas de cooperação regional", comenta o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. 

Ao todo, são 8 horas aula, ofertadas na modalidade a distância por meio da Plataforma Municípios em Rede, da SDR. Com início na próxima segunda-feira (14), o curso abordará as normas para a criação de consórcios públicos e as práticas aplicáveis para sua operação.  

Também serão discutidos os desafios no exercício das competências que lhe são atribuídas e sua contribuição para fortalecer o desenvolvimento regional. Serão igualmente estudadas as experiências de Consórcios existentes e os cuidados necessários na gestão de políticas públicas compartilhadas. Para isto, serão propostas aulas práticas e debates.  

"Os consórcios permitem às administrações municipais se unirem para resolverem problemas comuns de forma mais eficiente. No combate à covid por um exemplo, o consórcio intermunicipal é uma importante alternativa para potencializar a compra de insumos, equipamentos e medicamentos pelas Prefeituras", explica o Coordenador de Capacitação da SDR, Fernando Montoro.  

Para se inscrever no curso (até 3 servidores municipais) acesse.