Diretores do grupo Muffato estiveram em Taubaté nesta quinta-feira, 14, para informar o andamento das obras de adaptação do prédio para instalação do Max Atacadista, sendo que a inauguração deve ocorrer na segunda quinzena de novembro na avenida dos Imigrantes, na região do distrito de Quiririm.
O anúncio foi feita pelo diretor da empresa, Ederson Muffato, que veio a Taubaté acompanhado do gerente de expansão, Jeferson Luís Bonani, e da supervisora de RH, Camila Brina. Serão investidos R$ 60 milhões na adaptação do prédio com o padrão do grupo, onde antes funcionava a Makro Atacadista, que encerrou suas atividades no dia 11 de abril.
A Max já iniciou a seleção dos futuros colaboradores, que pode ultrapassar a 300 empregos diretos e indiretos. A prioridade da empresa são produtores de Taubaté e região.
O gerente Jeferson Luís lembrou do apoio da Prefeitura de Taubaté para a abertura de novo acesso, este pela rodovia Carlos Pedroso da Silveira. O novo acesso facilitará aos moradores da região, especialmente em dias de chuva, porque há 150 vagas no estacionamento com cobertura, totalizando 300.
EMPREGABILIDADE
Desde o início do governo, em janeiro de 2021, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontou que até julho deste ano, Taubaté registrava um saldo positivo superior a 9.000 empregos.
Novos empregos foram gerados a partir daquela data, a considerar que a abertura de empresas, desde microempresas a sociedades anônimas, tem média de sete por dia. Na Sala do Empreendedor, no período de 2021 a 2023, foram abertas 6.340 empresas.
A Prefeitura de Taubaté prioriza a atração de novas empresas e investimentos para alavancar o desenvolvimento econômico da cidade. Novas empresas vão se instalar nos próximos anos, tendo em vista que a Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo autorizou a cessão de uso de área de 57 mil m² para as empresas Dallas Aeronautical Service do Brasil, S3 do Brasil Serviços de Manutenção Aeronáuticos e Natural Vitaminas Brasil Ltda.
O maior número de empregos será gerado pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) após sua instalação em janeiro, sendo 433 no primeiro ano, 618 no segundo e 321 no terceiro (1.372 em três anos). Previsto para se instalar em 2026, a Eve Air Mobility, empresa do grupo Embraer, vai produzir veículos elétricos voadores ("carros voadores") que vai trazer benefícios para Taubaté, com a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
O trabalho da administração municipal é constante na realização de reuniões com representantes de indústrias e grandes comércios para discutir as intenções de investimentos em Taubaté, visando facilitar a instalação de empresas, com isso a cada mês cresce o número positivo de postos de trabalho, o que torna Taubaté a "capital do emprego".
Dados do Caged atestam que Taubaté é a 60ª cidade do país com maior saldo de emprego no período de maio de 2022 a abril de 2023 - a lista exclui as capitais.