Mercado de trabalho: dicas para sair do desemprego

Manter-se motivado e preparado para as oportunidades que podem surgir não é uma tarefa tão simples, mas é possível


O Brasil tem hoje cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas. A situação não é fácil, e o cenário não é dos melhores, mas todo começo de ano inspira a esperança. Então, se você também faz parte desse grupo e está em busca de uma recolocação no mercado, este texto vai te dar algumas dicas.   

O primeiro - e talvez mais importante - passo é ter um currículo muito bem feito. Ele é a porta de entrada para o recrutador se interessar por você. Por isso, utilize fontes neutras e deixe o texto organizado. Em relação às informações, não deixe de mencionar suas competências e habilidades, além de experiências e trajetória profissional. 

A  linguagem deve ser clara e objetiva. Coloque apenas o que tenha ligação com a sua área de interesse. Inclusive, adaptar o currículo para cada vaga que for fazer a inscrição pode parecer besteira, mas demonstra que você realmente está interessado, e não apenas replicando algo pronto.

Com o seu currículo certo, defina horários para serem diariamente dedicados à procura de vagas. Comece pesquisando um pouco sobre o mercado para descobrir quais são as áreas que estão contratando mais no momento e verifique se o seu perfil se encaixa em alguma delas. Não deixe também de fazer um mapeamento no seu bairro, pois é comum ter oportunidades no comércio local que não são amplamente divulgadas. 

Tente estabelecer uma rotina para não perder a motivação. A ansiedade e o estresse podem te atrapalhar durante este processo. Muitas empresas estão adotando o ambiente digital para seleção, e os testes podem ser bastante cansativos. Ter uma rotina vai te ajudar com a organização e a estar mais preparado para esses momentos. 

É na internet onde grande parte das vagas é divulgada. Por isso, não deixe de acompanhar redes sociais como o LinkedIn, pois é uma plataforma para gerar conexões e relacionamentos profissionais, o que contribui muito com a recolocação. Grupos do Facebook também são um ótimo lugar para encontrar oportunidades - basta entrar em grupos da sua área de interesse. 

A qualificação profissional é, sem dúvidas, um fator fundamental. Ela garante o conhecimento, a segurança e as técnicas necessárias para executar as atividades do cargo oferecido. Sendo assim, se você estiver aproveitando o momento para mudar de área, mas ainda não sabe qual seguir, faça um teste vocacional rápido e comece cursos que irão te ajudar a alcançar este novo objetivo. 

Por último e não menos importante, não se esqueça de cuidar da sua saúde mental. O desemprego é um momento de muita pressão - principalmente, financeira -, e para superar  é preciso estar preparado e ter determinação e esperança.