Número de servidores públicos no Brasil é um dos menores na América

Especialistas apontam falta de profissionais qualificados; veja dicas para ter um bom desempenho em concursos


Apesar de haver um discurso de que o Estado brasileiro está inchado e que há um excesso de profissionais ocupando o maquinário público, estudos demonstram que, na verdade, o número de servidores públicos no Brasil é um dos menores na América, incluindo os Estados Unidos, e está longe da taxa dos países da Europa.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em novembro de 2022, havia 11,3 milhões de pessoas atuando no setor público do país. Isso representa apenas 12,45% dos 91 milhões de brasileiros com alguma ocupação.

Para efeito de comparação com os países do continente, no México, essa taxa chega a 12,24%, e no nosso vizinho Chile, 13,10%. Mesmo nos Estados Unidos, que é uma das referências em investimentos de iniciativa privada, o índice é de 13,55%.

Em países da Europa, o número é ainda maior. Os funcionários públicos representam 29,28% na Suécia, e na Dinamarca, 30,22%. Os dados foram divulgados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Especialistas acreditam que esse baixo índice se deve à falta de qualificação entre as pessoas que disputam vagas em concursos públicos, especialmente em áreas que exigem mais competências.

Por isso, é muito importante se preparar bem para realizar as provas de concurso público. Além dos conteúdos específicos de cada área, é necessário dar uma atenção especial às questões de raciocínio lógico.

Essa é uma das habilidades mais requisitadas em concursos públicos. Porém, com estudos e perseverança, é possível aprimorar essa competência e conquistar bons resultados nas provas dos concursos abertos SP.

Hoje, são mais de 16 mil vagas disponíveis em 154 editais em andamento ou que ainda serão abertos até o fim deste ano no estado paulista. Confira abaixo algumas dicas para melhorar seu desempenho nas provas de raciocínio lógico:

  1. Defina o método de aprendizagem

Antes de começar os estudos, é importante encontrar um método de aprendizado que seja focado em concursos públicos. Geralmente, são técnicas que priorizam a relação entre tempo e resolução.

  1. Foque nos conteúdos mais cobrados

Em qualquer prova de múltipla escolha, o ideal é estudar o que mais aparece. Conjuntos, probabilidade, análise combinatória e raciocínio lógico quantitativo estão entre os mais populares.

  1. Pratique e aprenda os padrões

Resolver uma quantidade específica de questões todos os dias ajuda não apenas a pegar prática, mas auxilia o candidato a identificar padrões nos exercícios. Ele passa a perceber que as perguntas mudam apenas o contexto, mas a resolução é basicamente a mesma.

  1. Estabeleça estratégias de resolução

Essa é uma ótima forma de economizar tempo e ser mais eficiente. Para isso, basta procurar padrões geométricos ou numéricos que ajudem a deixar a resolução mais rápida.

  1. Gerencie o tempo

O gerenciamento do tempo é um dos pontos mais importantes para se sair bem em qualquer concurso público. Por isso, é importante dividir o tempo disponível quando estiver estudando. Assim, o candidato aprende a não perder tempo em apenas uma pergunta.