Quer ser delegado(a) da Polícia Civil? Entenda quais passos são necessários

Responsáveis pelas delegacias e pelas investigações de crimes, os delegados são um dos cargos mais disputados da Polícia Civil


Todo concurso público exige muita preparação de seus candidatos, mas os cargos de delegado provavelmente estão entre os mais exigentes. Quem almeja trabalhar na posição precisa estar por dentro de diferentes áreas, como policial, administrativo e jurídico, além de algumas ciências, como filosofia, sociologia e outras. Não é para menos que esse é um dos cargos mais bem remunerados dentro do ramo policial; afinal, estamos falando de um título de alto escalão.

As vagas costumam ser recorrentes, mas são altamente disputadas, em alguns concursos podendo chegar a 7 mil candidatos por vaga. Além disso, também é necessário ser formado no curso de Direito, então é uma oportunidade dedicada a uma área específica. Uma vez que se encaixar nos requisitos, basta pegar firme nos estudos, com foco em Direito Constitucional, Direito Penal e Processo Penal, que caem em peso na segunda fase do concurso. Outras matérias que quase sempre estão nos editais são a Criminologia e a Medicina Legal, que também não devem ser ignoradas.

A prova já é uma etapa difícil, mas não é o último passo do processo. Os candidatos aprovados precisarão passar por treinamento policial na Academia de Polícia, onde aprenderão sobre estratégias e recursos que poderão utilizar em suas investigações. As aulas abrangem o cargo de forma completa, então o futuro delegado ficará por dentro de sua rotina na delegacia e ainda será ensinado sobre a parte prática do trabalho, como defesa pessoal, técnicas de abordagem, treinamento de tiro e outras atividades realizadas por policiais.

Quando finalmente estiver atuando no cargo, um outro ponto importante é sempre continuar estudando. Vivemos em um país onde as leis penais são atualizadas com frequência, e, como delegado e advogado, é papel do profissional buscar estar sempre por dentro das mudanças. Os estudos acadêmicos também não podem parar por aí, então buscar uma pós-graduação em Direito também é importante para manter o currículo sempre em evidência.

Por fim, basta ter o bom senso de desempenhar sua função de forma justa. Um delegado não cria leis, mas certifica que elas sejam cumpridas, e nem toda situação é tão simples e objetiva de julgar. É necessário ter bom senso e uma boa capacidade de interpretação para analisar a situação de diferentes ângulos e decidir o destino de cada caso.