São Paulo anuncia concurso público com 2.700 vagas para Polícia Militar

Saiu o edital do concurso para Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob o número 1/321/21. As 2.700 vagas são para o cargo de Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças de Polícia Militar (QPPM), e homens e mulheres podem se inscrever.


As principais responsabilidades do cargo são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, aplicação da lei no policiamento, atribuições de polícia comunitária e repressão imediata às infrações administrativas e penais. Além disso, o contratado deve sempre primar pela defesa da vida, da dignidade da pessoa humana e da integridade física em conformidade com os princípios doutrinários de direitos humanos e da gestão de qualidade.

A remuneração inicial para o trabalho é de R$ 3.268,33, sob Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) de R$ 1.287,33 e insalubridade de R$ 743,87. Os candidatos precisam preencher alguns requisitos para concorrer à vaga.

  • Idade mínima de 17 anos e máxima de 30.

  • Ter concluído o ensino médio.

  • Ser habilitado entre as categorias "B" e "E" para dirigir veículos motorizados.

  • Altura mínima de 160 cm para homens e 155 cm para mulheres.

A seleção dos candidatos para o concurso PM SP, organizado pela Fundação VUNESP, se dá por meio da aplicação de duas fases de conhecimento. Saiba como participar.

Como realizar a inscrição 

As inscrições estão abertas para os interessados a partir das 10h do dia 14 de janeiro até o dia 25 de fevereiro de 2021 apenas pela internet no site da Vunesp. A taxa de inscrição é de R$ 57,00 e existem algumas possibilidades de redução no valor. 

As etapas consistem em fase eliminatória e fase classificatória. A primeira prova é objetiva e dissertativa, avaliando os conhecimentos gerais, matemático e de língua portuguesa do candidato. Nesta fase, também são avaliadas algumas noções gerais de informática e de administração pública.

As outras etapas cobram aptidão física e saúde psicológica. Além disso, os avaliadores fazem a análise de documentos, idoneidade e avaliação da reputação e conduta social. 

A duração da validade do exame é de três meses, contando com a data de homologação e, dependendo dos critérios da administração, pode ser prorrogada por mais três meses.

Os municípios selecionados para a realização das provas são Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Para mais informações, não deixe de acessar o edital completo.