4ª Festa do Fandango Caiçara acontece neste fim de semana em Ubatuba

De 3 a 5 de dezembro, o evento acontece no Pier Comodoro Magalhães


Neste fim de semana nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, acontece a 4ª Festa do Fandango Caiçara de Ubatuba. A festa vai acontecer no Pier Comodoro Magalhães de Itaguá, e tem o objetivo de apoiar, incentivar, fomentar e difundir elementos do Fandango Caiçara promovendo a rica expressividade histórica, social e artística dessa tradicional cultura popular brasileira.

O Fandango Caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, sendo um dos bens imateriais que compõe o Patrimônio Cultural do Brasil.

O termo foi registrado pelo Iphan em novembro de 2012 e é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, um espaço de reiteração de sua identidade e determinante dos padrões de sociabilidade local.

Confira a programação completa

Sexta-feira (03/12)

- 21h - Abertura
- 22h - Apresentação dos Grupos de Dança
- Baile de Fandango - Amanheceeeeeee

Sábado (04/12)

- 14h - Corrida de Canoas entre os Grupos de Fandango
- 21h - Apresentação dos Grupos de Dança
- Baile de Fandango - Amanheceeeeeee

Domingo (05/12)

- Despedida dos Grupos de Fandango

A 4ª Festa do Fandango Caiçara é uma realização do Museu Caiçara, em parceria com os grupos locais de Fandango Caiçara, do Comitê de Salvaguarda do Fandango Caiçara - Iphan, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt), do Fórum de Comunidades Tradicionais, do Observatório, do Tamoios e da Associação de Amigos Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA).

anuncio