5 dicas culturais para os amantes de arquitetura

Veja algumas dicas para unir momentos de lazer com conhecimento


Além de proporcionar lazer e diversão, ouvir podcasts, ler livros e assistir a filmes e séries também pode agregar conhecimento sobre os mais diversos temas e áreas. E, para os amantes de arquitetura, não é diferente. 

Pensando nisso, listamos cinco opções de materiais audiovisuais e literários que podem ser seus aliados na hora de buscar inspirações, trazer conhecimento e até mesmo te ajudar a decidir se a faculdade de Arquitetura é a opção certa para você. Confira!

  1. Abstract (Netflix)

A série, de formato documental, tem oito episódios, com cerca de 40 minutos de duração, e em cada episódio aborda um profissional de áreas diferentes, como arquitetos, designers, fotógrafos e ilustradores. No episódio sobre obras arquitetônicas, Bjarke Ingels é o convidado, considerado por muitos a nova cara da arquitetura. No geral, a série aborda arte e criatividade de um jeito interativo, que te prende a cada episódio. 

  1. The Fountainhead (A Nascente), por Ayn Rand

Este livro, publicado em 1943, é um romance que conta a história do arquiteto e protagonista Howard Roark, que se destaca por não querer se submeter a certos padrões do meio profissional. O livro posteriormente virou filme, com o título traduzido para português como Vontade Indômita, onde Gary Cooper interpreta Howard. O enredo serve de inspiração a centenas de pessoas e ajuda o público a criar uma percepção sobre a profissão. 

  1. As casas mais extraordinárias do mundo (Netflix)

Nesta série, que chama a atenção de qualquer um, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin mostram seus diferentes olhares e percepções sobre casas, obras e soluções arquitetônicas que se destacam de alguma forma ao redor do mundo. É muito interessante, pois é possível comparar a visão técnica e embasada de um profissional com a visão de um usuário leigo, de acordo com seus conhecimentos e opiniões. 

  1. ArquiCast

Neste podcast, Adilson, Aline e Rafael - três arquitetos e urbanistas - abordam de maneira descontraída temas sobre arquitetura em geral. Com entrevistas, conversas com especialistas, resenhas de livros, filmes e séries, é possível se manter informado com bom humor e leveza. Você pode escutar no Spotify ou no próprio site deles: arquicast.com.

  1. Parasita, de Bong Joon-ho

Neste filme vencedor do Globo de Ouro, a arquitetura e o urbanismo estão presentes por trás de cada crítica social que o longa-metragem aborda, como é de praxe nos filmes do diretor sul-coreano. A trama principal do filme retrata a desigualdade social, refletida no contraste de moradias de duas famílias. Ganhador também de quatro categorias do Oscar de 2020, o filme é indispensável para repensar a arquitetura contemporânea como reflexo de problemas sociais.