Academia Joseense de Letras empossa nova diretoria

Jornalista Fabrício Correia é o novo presidente.


Nova diretoria da Academia Joseense de Letras é empossada em solenidade recente em S. José. Nova diretoria da Academia Joseense de Letras é empossada em solenidade recente em S. José. (Foto : Divulgação)

Em cerimônia ocorrida no Museu de Arte Sacra de São José dos Campos, com a participação de 13 imortais joseenses, a Academia Joseense de Letras deu posse a diretoria eleita para o biênio 2022-2024.

Com abertura do quarteto de cordas da Orquestra Comunitária de São José dos Campos, sob a regência do maestro Bartolomeu Vaz e com a participação do maestro Márcio Faria, a solenidade reuniu intelectuais, escritores, professores e representantes das academias literárias de toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

"É um momento importante para a Academia Joseense de Letras, que retoma suas atividades presenciais após dois anos de pandemia. Nesse período tivemos a responsabilidade de manter a chama acesa e lançamos a primeira antologia poética de nossa história. Saúdo o novo presidente, reforçando que a presidência é destino", afirmou em discurso o ex-presidente da AJL, o advogado Rodrigo Cabrera Gonzales durante a transmissão de cargo.

Novo presidente

Eleito em assembleia geral ordinária ocorrida no mês de maio, Fabrício Correia, tem 44 anos, é escritor, historiador, jornalista, produtor cultural e professor universitário. Licenciado em História e Geografia pela Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, é pós-graduado em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão pela UNISE-PR. Com diversas obras publicadas, recebeu os principais prêmios outorgados pelo Poder Público brasileiro, como a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Federal, o Colar de Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a medalha Cassiano Ricardo da Câmara Municipal de São José dos Campos. Fabrício ocupa a cadeira 13 da AJL, que tem como patrono Manuel Bandeira, desde 2017.

"É uma honra poder transitoriamente exercer a presidência da Casa Alta da literatura em nossa cidade, uma das mais longevas academias de nosso estado com mais de quatro décadas de atuação. Essa presidência será ponte inquebrantável para o diálogo e estaremos em todos os espaços possíveis para semearmos letras em um tempo em que armas são celebradas ao invés de livros. Vamos com a literatura como fonte de transformação", finalizou o novo presidente.

A Academia Joseense de Letras foi fundada em 1980 e possui 30 cadeiras. Intelectuais, escritores, professores e profissionais de reputação ilibada ocupam as cadeiras que são exercidas de forma vitalícia. A eleição para a cadeira 14, que tem como patrono Joaquim Nabuco, será no próximo dia 4 de agosto. Até o momento seis postulantes estão inscritos para a eleição, entre eles o fotógrafo e escritor Ricardo Martins, vencedor do prêmio Jabuti pela obra "A Riqueza de um Vale".