Bibliotecas municipais de Pindamonhangaba realizam novos inventários

Com a curadoria e registros feitos, as instituições também dão dicas aos munícipes no período da pandemia


As Bibliotecas Públicas Municipais de Pindamonhangaba estão realizando, desde maio, inventários de mais de 100 mil itens que compõem o acervo público. Além de livros de literaturas brasileira, estrangeira e em braille, estão sendo verificados CDs, DVDs e os itens da gibiteca e da hemeroteca.

De acordo com informações da Biblioteca, esse trabalho ajuda a ter um controle de todo o material do acervo, verificando item por item, atualizando dados como inserção de sinopse, na parte de levantamento de perdas e o que é necessário trocar e efetuar a reposição.

É importante enfatizar que muitos livros não foram devolvidos, mesmo sendo feita toda a conscientização sobre a importância da devolução. Neste momento de pandemia, as bibliotecas adotaram novas regras específicas. O cadastro de novos leitores, empréstimo e devolução são os serviços oferecidos à população neste momento.

A devolução de materiais emprestados pode ser feita na entrada ou na área de atendimento da biblioteca aberta. Os livros emprestados precisam ser devolvidos na biblioteca de origem. Referente a penalidades de atraso dos livros que estão emprestados, com vencimento durante o período da pandemia, e referente a outros períodos anteriores à pandemia, poderão ser devolvidos, sem prejuízos ou suspensões aos leitores.

Não é necessário agendar um horário para ir a alguma biblioteca, precisa apenas respeitar as diretrizes de segurança e distanciamento social orientadas pela equipe local.

É necessário realizar um cadastro na biblioteca para retirar os livros, apresentando o RG e também um dos comprovantes de residência com seu nome, de seus pais ou cônjuge. No caso de atualização de cadastro é feita se existir alguma mudança como troca de endereço, telefone, e-mail ou nome. O cadastro é único e vale para todas as bibliotecas públicas municipais de Pindamonhangaba.

Existe a opção de consultar o livro desejado online no Catálogo Online no SITE da prefeitura municipal para saber em quais bibliotecas estão disponíveis os livros selecionados. A pesquisa pode ser feita por título, autor ou assunto. Se for presencialmente, pode ser solicitada ao funcionário a verificação da existência do livro no acervo.

É possível retirar até 2 livros e 3 revistas, com prazo de devolução para até 15 dias. Também é possível renovar a reserva por telefone.