Caraguatatuba comemora 160 anos de com desfile de fanfarras e shows

Caraguatatuba emancipou-se de São Sebastião pela lei nº 30, de 20 de abril de 1857




Caraguatatuba comemora 160 anos na próxima quinta-feira  (20), e as festividades terão início às 8h, com a solenidade oficial de hasteamento dos pavilhões em frente ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta. O evento terá a execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de Caraguatatuba pela Banda Carlos Gomes.

As atividades continuam com uma série de apresentações, começando com Fanfarra da EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, Banda Marcial Municipal de Caraguatatuba, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira (BAMMAC), e Fanfarra da EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira.

Antes da apresentação das bandas, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, fará o anúncio do pacote de obras previsto para 2017 e 2018.

História - Caraguatatuba emancipou-se de São Sebastião pela lei nº 30, de 20 de abril de 1857. Mas o povoamento é um dos mais antigos do Estado, com origem a partir da primeira sesmaria que ocupou a bacia do Rio Juqueriquerê, em 1609. A área foi doada aos antigos moradores de Santos, Miguel Gonçalves Borba e Domingos Jorge. A partir desse ano, começou a surgir o primeiro povoado da vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.

Após Caraguatatuba receber sua emancipação político-administrativa, deixando de pertencer ao Município de São Sebastião, foi reconhecida como estância balneária em 1947 pela lei nº 38, de 30 de novembro daquele ano e sua Comarca foi instalada em 26 de setembro de 1965.