Cia Teatral La Trapera e Instituto Atuarte realizam apresentações em escolas de Pindamonhangaba

O Projeto Piragui Circulação passará em seis escolas e três instituições filantrópicas do município


O espetáculo é inspirado na autora pindamonhangabense Lena Luíz, e apresenta ao público uma encenação dinâmica, musical e popular.O espetáculo é inspirado na autora pindamonhangabense Lena Luíz, e apresenta ao público uma encenação dinâmica, musical e popular. (Foto : Divulgação Clara Ribas)

O premiado espetáculo Piragui da Cia Teatral La Trapera passará por algumas escolas da cidade de Pindamonhangaba pelo Projeto Piragui Circulação.

A ação foi aprovada pelo Edital de Linguagens Artísticas - 2021 - Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais e tem como principal objetivo circular o fazer artístico na cidade de Pindamonhangaba e impactar o maior número possível de pessoas com as ações.

O espetáculo é inspirado na autora pindamonhangabense Lena Luíz, e apresenta ao público uma encenação dinâmica, musical e popular.

"É nosso desejo formar um público que está acostumado com o teatro, que aprecia a arte de modo geral, que se sinta confortável em ambientes artísticos, pois acreditamos que estes ambientes pertencem a todos e todas. A escola é o lugar ideal para este tipo de ação", comenta Pitanga Araujo, uma das diretoras do espetáculo e proponente do projeto.

No total, seis escolas da cidade serão atendidas com apresentações no período da manhã e da tarde, bem como, três instituições filantrópicas de Pinda.

As primeiras escolas atingidas com o projeto serão:

EM Doutor Ângelo Paz da Silva,

EM Augusto César Ribeiro,

EM Professor Jairo Monteiro,

EM Professor Félix Adib Miguel.

No mês de abril a circulação passará pelo centro e Moreira César.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Pindamonhangaba e das diretoras e diretores das unidades escolares que se dispuseram a receber o espetáculo em suas escolas.

Sinopse

A peça conta a história de duas irmãs ribeirinhas que, em meio à fome causada pela escassez de peixes, decidem ir até a beira do rio tentar a todo custo voltar com alimento. Mesmo que isso signifique um acordo com Piragui, criatura que habita as águas. Porém, depois de saciada a fome, as irmãs não cumprem com o combinado e nunca mais se aproximam do rio, temendo que cedo ou tarde Piragui retorne para cobrar sua parte do acordo.

Ficha Técnica:

Classificação: LIVRE

Direção geral e preparação de elenco: Pitanga Araújo e Herica Veryano

Elenco: Beatriz Araújo, Bruno Soares, Nat Mendrot, Herica Veryano e Pitanga Araújo.

Música: Criação coletiva

Dramaturgia: Adaptação coletiva da obra de Lena Luiz

Produção executiva: Bruna Ferreira

Realização: Cia Teatral La Trapera e Instituto Atuarte