Cia Teatro da Cidade estreia O Coração nas Sombras esta semana

Vigésima primeira montagem da companhia será exibida em plataformas virtuais


A Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos, que completa 30 anos de existência em 2020, realiza a estreia nacional, na próxima quinta-feira (19), às 19h30, da peça "O Coração nas Sombras", texto inédito de Luís Alberto de Abreu e direção de Kiko Marques.

Processo de produção

Ao longo de sete meses, em função da Pandemia, todos os trabalhos de processo para a criação da peça, inclusive os compartilhados com o público interessado, foram realizados de forma virtual. 

Elenco e equipe de montagem tiveram três dias para adaptar para o palco as soluções cênicas e técnicas do espetáculo trabalhadas virtualmente. Esses ensaios presenciais possibilitaram a filmagem da peça, que será exibida na estreia e durante a temporada, programada para os dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de novembro, 20h. Após as apresentações haverá bate-papo com o público. Clique AQUI.

"O Coração nas Sombras" é a vigésima primeira montagem da Cia Teatro da Cidade e foi aprovada pelo Edital ProAc 01/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo. A peça utiliza ferramentas da Narrativa, do Teatro Nô e Documental, e faz parte da trilogia de pesquisa dessas linguagens em processo colaborativo com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, no qual constam "Maria Peregrina" (2000) e "Um Dia Ouvi a Lua" (2010).

Peça

A peça é inspirada na história real de Letícia Poletti (1908-1939), uma simples dona de casa da década de 30, mãe de três meninas, filha de imigrantes italianos, explorada pelo marido e internada como louca pelo irmão mais velho no Sanatório de Barbacena, conhecido como Holocausto Brasileiro, onde faleceu aos 31 anos.

O grupo utiliza documentos e imagens das personagens envolvidas e dos internos no Hospital Colônia de Barbacena, onde faleceram 60 mil pessoas. A montagem faz uma relação direta com a sociedade atual e pretende provocar uma reflexão sobre o papel da mulher nas relações sociais, ainda influenciadas pelo patriarcado.