Cia Teatro da Cidade realiza ensaio aberto e leitura dramática de nova montagem

"Novas Fronteiras de Contágio" é a segunda atividade compartilhada pela Cia Teatro da Cidade e que integra projeto aprovado pelo ProAc.


A Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos, que completa 30 anos de existência em 2020, realiza nos próximos dias 17 e 24 de outubro, às 19h, leitura dramática e ensaio aberto da nova montagem "O Coração na Sombras", texto inédito de Luís Alberto de Abreu e direção de Kiko Marques, com previsão de estreia para o próximo mês de novembro. As atividades virtuais e gratuitas integram a programação de "Novas Fronteiras de Contágio" e tem o objetivo de compartilhar o processo de trabalho do coletivo em sua 21ª. peça teatral, aprovada pelo Edital ProAc 01/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.

"Novas Fronteiras de Contágio" é a segunda atividade formativa virtual compartilhada pela Cia Teatro da Cidade. No último mês de setembro, foi realizado "Em Tempos de Pandemia", cuja programação contou com cinco encontros virtuais com os profissionais envolvidos na nova montagem "O Coração nas Sombras" e que reuniram mais de 350 pessoas, entre artistas e público interessado.

Tanto as atividades formativas, assim como a nova montagem, previstas no projeto aprovado pelo edital do ProAc no ano passado, em comemoração aos 30 anos da Cia Teatro da Cidade, tiveram que ser totalmente adaptadas para as plataformas virtuais. A peça prevista para a estreia no último mês de julho passou para a segunda quinzena de novembro e será exibida pelas plataformas Zoom e Youtube.

"O Coração nas Sombras" é a vigésima primeira montagem da Cia Teatro da Cidade, utiliza ferramentas das linguagens Narrativa, do Teatro Nô e Documental, e faz parte da trilogia de pesquisa dessas linguagens em processo colaborativo com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, no qual constam "Maria Peregrina" (2000) e "Um Dia Ouvi a Lua" (2010).

A peça é inspirada na história real de Letícia Poletti, uma simples dona de casa da década de 30, mãe de três meninas, filha de imigrantes italianos, explorada pelo marido e internada como louca pelo irmão mais velho no Sanatório de Barbacena, conhecido como Holocausto Brasileiro, onde faleceu aos 31 anos. A encenação utiliza documentos e imagens das personagens envolvidas e pretende provocar uma reflexão sobre o papel da mulher nas relações sociais, ainda influenciadas pelo patriarcado.

O espetáculo conta com a codireção de Claudio Mendel, um dos fundadores da Cia Teatro da Cidade, cenário e figurinos de Pitiu Bomfin, direção musical de Beto Quadros, produção executiva de Lucas Gonzaga, e no elenco estão Andreia Barros, Caren Ruaro, Josivan Costa e Sheila Faermann.

Programação "Novas Fronteiras de Contágio"

17/10 - Leitura Dramática "O Coração nas Sombras"

Clique aqui

24/10 - Ensaio Aberto Dirigido "O Coração nas Sombras"

Clique aqui