Começa hoje a 13ª Mostra Walmor Chagas de Teatro, em São José dos Campos

Programação completa inclui espetáculos, mesas de debates, workshops e intervenções artísticas


Levar a potência feminina para o centro do palco, com vozes que exploram seu lugar de fala e, dessa forma, fortalecer e destacar o protagonismo da mulher na arte teatral brasileira. É com esse objetivo que acontece, de 11 a 20 de fevereiro, em São José dos Campos, a 13ª Mostra Walmor Chagas de Teatro que, neste ano, traz o tema "Mulheres que Inspiram".

A mostra é uma realização da Cia Teatro da Cidade, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, e parcerias do Sesc São José dos Campos e da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo). Com uma extensa programação, a mostra inclui nove apresentações de solos femininos, com artistas de várias partes do país, além de mesas de debates (com diretoras teatrais, dramaturgas e produtoras culturais), quatro workshops, ministrados por mulheres, e, para completar, intervenções artísticas.

A mostra vai reunir mulheres de destaque do teatro nacional, em atuações que abordam, em sua grande maioria, histórias e trajetórias de outras mulheres. Sempre sob uma ótica feminista. Para Claudio Mendel, um dos fundadores da Cia Teatro da Cidade e um dos idealizadores da mostra, a definição do tema teve o objetivo de cumprir o papel estratégico de colocar o teatro como lugar de ação política e de luta constante de emancipação de minorias.

Confira a programação: