Os moradores de Caçapava recebem na sexta e no sábado (11 e 12/8) a itinerância do Teatro a Bordo. As apresentações gratuitas da caravana com o primeiro teatro solar móvel do Brasil acontecem na Praça da Bandeira, no centro da cidade, com patrocínio da CCR NovaDutra, por meio do Instituto CCR.
Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol, esse é o Teatro a Bordo.
Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.
Em 2015, os criadores inovaram: decidiram gerar a eletricidade para iluminar o palco e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell'arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.
Para o funcionamento do teatro foram instalados módulos fotovoltaicos contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica, que supre em 100% a demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos.