Roteiro cultural para visitar o Rio de Janeiro além das praias

A Cidade Maravilhosa oferece diversos pontos turísticos para você conhecer


Conhecido mundialmente como um dos principais pontos turísticos do Brasil, o Rio de Janeiro é a "Cidade Maravilhosa" que oferece todos os tipos de passeios culturais e de lazer para quem quer conhecer mais do território brasileiro. A capital fluminense é muito bem conhecida como um dos principais centros de praias e casas de espetáculos.

De acordo com a EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), o Rio de Janeiro é a cidade mais procurada por turistas estrangeiros que procuram lazer, e a segunda para quem vem fechar negócios ou realizar eventos.

Por enquanto, com o aumento de casos de infectados pelo coronavírus, o ideal é continuar em casa, mas para quem tem vontade de conhecer ou voltar ao Rio pós pandemia, já é possível planejar e buscar roteiros culturais.

O maior destaque da cidade é, sem dúvidas, o Cristo Redentor. Eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, a estátua que retrata Jesus Cristo está localizada no topo do Corcovado, a mais de 700 metros acima do nível do mar. De lá, é possível ver quase toda a cidade do Rio, e uma média de dois milhões de turistas no mundo visitam o local por ano.

O segundo lugar mais visitado por turistas que passam pelo Rio de Janeiro é o Pão de Açúcar, que fica 400 metros acima do nível do mar. O passeio é feito em duas paradas: uma no Morro da Urca, onde é possível ver toda a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo e que é inspiração artística de muitas obras, e a outra em uma vista panorâmica completa de Niterói e da orla da Zona Sul do Rio.

O Theatro Municipal do Rio também é um dos pontos turísticos perfeitos para quem quer conhecer mais da cultura da cidade. O edifício do Theatro está localizado na região da Cinelândia, no centro da cidade. Inspirado na Ópera de Paris, o Theatro possui colunas e escadarias de mármore e várias esculturas feitas por artistas europeus.

O bairro de Santa Teresa também é perfeito para quem quer conhecer mais da vida cultural fluminense. Por estar localizado no alto da serra, o bairro de Santa Teresa tem traços do que era a capital do Brasil antes de Brasília. Com seu ar bucólico e muitas opções de lazer cultural e bondinhos, Santa Teresa abriga vários artistas e intelectuais e tem como seus principais pontos de turismo a Escadaria Selarón, o Museu da Chácara do Céu e o Parque das Ruínas.

Lembrando que, para conseguir aproveitar todos os pontos turísticos e culturais do Rio, o ideal é investir em um aluguel de carro, visto que os locais ficam espalhados pela cidade e o transporte público pode não ser tão eficiente.