A cidade de Cunha recebe entre os dias 20 de abril e 6 de maio, no feriado de 1º de maio, sempre nos finais de semana, a 18ª Festa do Pinhão.
Para este ano, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da cidade preparou uma extensa programação musical, com apresentações de artistas de variados estilos, como MPB, sertanejo, moda de viola, entre outros.
Mas o destaque é a valorização dos artistas da cidade e da região, a exemplo do cunhense Kleber Oliveira, que tem um programa de música caipira na TV Aparecida e levará seu show para o palco de Cunha no primeiro sábado do evento.
Além disso, serão montadas as tradicionais barracas conduzidas por quituteiras e produtores da região que oferecem diferentes pratos doces e salgados feitos com pinhão. Os visitantes poderão saborear caldinho, canjiquinha, farofa, bolos, truta e cordeiro com pinhão e muitas outras iguarias feitas com o produto.
Esses sabores típicos da cidade também estarão em destaque nos restaurantes, cujos chefs a cada ano inovam para oferecer pratos diferenciados com o produto nos cardápios. Veja a programação completa no link.
Exposição e cultura do Pinhão Paralelamente à festa, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha promove a 10ª Exposição Pinheiro Brasileiro, de 21 de abril ao dia 31 de julho. Na abertura da mostra, às 10 horas, haverá a premiação do Concurso de Redação, Frases e Desenhos, promovido nas escolas municipais da cidade; apresentações dos Violeiros de Cunha e do Grupo de Chorinho; atividades para crianças e degustação de pratos elaborados com pinhão.
O pinhão é o fruto da araucária, ou pinheiro brasileiro, uma das espécies mais antigas da flora brasileira. O amadurecimento do pinhão é entre os meses de março e abril e sua comercialização só é permitida a partir de 15 de abril de cada ano. Essa data foi estabelecida em função da necessidade de preservação da espécie e também com a finalidade de garantir a alimentação da fauna silvestre existente nas regiões que apresentam incidência desse tipo de floresta nativa.
Em Cunha, a colheita do pinhão ocorre há muitos anos e representa um significativo incremento para a economia local e a geração de renda extra para os produtores rurais.