Dose dupla de "Miragens na Caixa" promove integração entre teatro lambe-lambe

A novidade é o lançamento do espetáculo com a versão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)


O projeto Miragens na Caixa, de teatro lambe-lambe, fará duas sessões online de seus quatro-mini espetáculos, inspirados na cultura tropeira paulista, com elementos futuristas, às 19h e às 19h30, do próximo sábado, 27, pelo YouTube. A novidade é o lançamento da versão com Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), às 19h30, que resulta em uma combinação inédita na região, possível com a adaptação da produção, idealizada para espaços abertos e públicos, para as plataformas digitais, por conta das medidas restritivas adotadas pelas cidades paulistas para barrar o avanço da Covid-19.

Originalmente, a apresentação seria presencial, em Natividade da Serra, porém, dado o contexto de pandemia, o projeto volta apostar no segmento online, levando o encanto do teatro de miniaturas para além dos limites geográficos do município. O público poderá assistir a ambas as sessões de qualquer computador ou mobile conectado à internet.

Cultura e folclore

Para conduzir o espectador nessa viagem visual e sonora, os atores (Cibele Tomaz, Ricardo Salem, Talita Carolina e Vivian Rau) contam com outros elementos como trilha sonora (de Beto Quadros), iluminação (Rachid Severino), fotografia (Melissa Rahal) e, claro, cenário e criação/manipulação de bonecos para transmitir suas mensagens que referenciam símbolos da cultura e folclore paulista, presentes no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, ao longo dos ciclos do ouro e do café até os dias atuais.

As exibições de "Mãe D'Água", "Histórias de Pescador", "Procissão das Almas" e "Viagem a Marte" serão feitas a partir do canal Produção GTI, do Grupo Teatro do Imprevisto, de São José dos Campos, um dos realizadores da iniciativa, ao lado do grupo Boneco Vivo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac).