Em Lagoinha, Praça Augusto Ribeiro será palco de espetáculo "No Quintal do Mundaréu"

Temática do evento aborda assuntos como combate à violência contra a mulher, protagonismo e resistência femininos


O Grupo Teatro do Imprevisto, de São José dos Campos, estará em Lagoinha, na próxima sexta-feira (7), com atividades artísticas e culturais do projeto "As Três Marias, Estrelas do Sertão". O destaque fica por conta da apresentação do espetáculo teatral e musical "No Quintal do Mundaréu", em formato presencial, na Praça Augusto Ribeiro, no Centro, a partir das 16h, gratuito e com classificação livre para todas as idades.

O projeto marca o aniversário de 18 anos da trupe joseense, referência no teatro de animação, miniaturas e de lambe-lambe, tendo passado por cidades como Santa Branca, São Bento do Sapucaí, Salesópolis e Arapeí, em setembro. A temática gira em torno de temas como o combate à violência contra a mulher, protagonismo e resistência femininos. Além da música e do teatro, a trupe se vale da linguagem popular do teatro de mamulengo, originário do nordeste brasileiro, para falar e interagir com o público de forma direta e escrachada sobre assuntos que abordam o empoderamento feminino.

Programação                                                                                                 

As atividades começam logo cedo, no Centro de Referência de Assistência Social, com a realização da oficina Desvendando o Boneco Mamulgengo, das 9h às 13h, com a mestra-mamulengueira Vivian Rau e o ator-brincante, Ricardo Salém. Um grupo da terceira idade vai aprender a confeccionar, manipular e até algumas técnicas de dublagem, criação de personagem e roteiro para contar suas próprias histórias. Todo material necessário para as atividades são oferecidos pelo projeto.

Das 10h às 18h, será a vez da exposição "Mamulengo, Gente em Forma de Boneco", com painéis fotográficos e bonecos do acervo GTI/ Boneco Vivo e Museu do Mamulengo de Glória de Goitá. A curadoria é da mestra mamulengueira Edjane Lima, a Mestra Titinha, do grupo Flor de Mulungu, formado exclusivamente por mulheres, de Glória de Goitá. O ator-brincante Ricardo Salem é o produtor da mostra e guia os participantes em visitas monitoradas, explicando curiosidades do teatro e o boneco mamulengo.

Música, teatro e interação

Já as 16h, terá início o espetáculo "No Quintal do Mundaréu", na Praça Augusto Ribeiro, com direção artística e musical de Luiz Carlos Laranjeiras. O elenco, formado por Carolina Marques, Cibele Tomaz, Izildinha Costa, Ricardo Salem e Vivian Rau, canta, dança, toca instrumentos musicais, manipulam bonecos e interagem a todo tempo com o público, envolvendo a todos no enredo abordado na peça. O público vai conhecer a história de "Maria", a menina que não quer nascer, e uma personagem especial, a "Mulher-Palco-Útero". O espetáculo é livre para todas as idades e têm entrada franca.