Em São José dos Campos, Festa do Tropeiro volta com comidas típicas e shows musicais

A festa é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo


O distrito de São Francisco Xavier retoma a Festa do Tropeiro nos dias 1º, 2 e 3 de julho, após interrupção em razão da pandemia da covid-19. Serão três dias de show, com modas de viola, com direito a escolha da Rainha da Festa, comidas típicas, concentração de cavaleiros e a tradicional benção aos tropeiros.

Neste ano, o local escolhido é o Parque Municipal de São Francisco. Em sua 13ª edição, o evento resgata a tradição do tropeirismo e valoriza as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, onde os tropeiros paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais e aproveitavam para comercializar produtos no Vale do Paraíba.
 
Programação
 
Dia 1º/7 (sexta-feira)
 
18h - escolha da Rainha da Festa
19h30 - apresentação de Wagner Vilela, violeiro de São Francisco Xavier
 
Dia 2/7 (sábado)
 
9h - concentração dos cavaleiros e comitivas
10h - benção aos tropeiros antes da saída para o desfile
15h - apresentação do violeiro Fábio Miranda
19h30 - show da dupla sertaneja Talis e Wellington
 
Dia 3/7 (domingo)
 
11h - apresentação de Rafael Gonzá
13h - apresentação de Gyba Reis
 
Culinaristas
 
Vale lembrar que termina hoje (20) o prazo para as inscrições de culinaristas que queiram participar da festa. Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente, na plataforma Prosas.
 
A Comissão de Seleção, designada especificamente para esse evento, se reunirá no dia 21 de junho para habilitar os culinaristas que se encaixem no perfil da festa, ou seja, que vão oferecer comidas tipicamente tropeira, caipira, não sendo permitida a comercialização de qualquer bebida alcóolica (artesanal ou não). O resultado da seleção será divulgado na quinta-feira (23).