Em São José dos Campos, Museu do Folclore reabre exposição Território de Sonhos e Lembranças

Therezinha Mariano (capa) mostra um dos seus trabalhos que fazem parte da exposição temporária no museu


O Museu do Folclore de São José dos Campos reabre, neste domingo (26), às 15h30, a exposição temporária "Território de Sonhos e Lembranças", com bordados da artesã e artista popular Therezinha Mariano Pinheiro. A exposição foi inaugurada no dia 1º de março do ano passado, mas, por conta da pandemia, só pode ser vista presencialmente até o dia 17 daquele mês.

A exposição chegou a ganhar um formato virtual e, agora, será reaberta com uma nova expografia e novos trabalhos. "Não seria justo privar o público de poder apreciar trabalhos tão significativos, além de ser um reconhecimento e respeito à autora", afirma a museóloga Mariana Boujadi. "Estou muito satisfeita pela exposição ser reaberta", diz Therezinha Mariano.

No mesmo dia, o museu realizará mais uma edição do projeto Museu Vivo, desta vez de forma híbrida, tendo como atração a própria Therezinha Mariano. Além de poder interagir com o público presente, a artesã também participará de um bate-papo virtual com a pesquisadora Tiane Tessaroto, com transmissão pelo Facebook.

A mostra ainda integra a programação do Museu do Folclore na 15ª Primavera de Museus, que também tem atividades (virtuais) nos dias 21 e 22. Neste ano, o tema do evento é "Museus: perdas e recomeços", numa alusão às consequências negativas provocadas pela pandemia na área museológica.