Em São José dos Campos, Palco das Artes recebe violeiros em julho

O projeto cultural tem o objetivo de oferecer espaço alternativo aos artistas


O projeto Palco das Artes, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, traz entrevistas com dois violeiros no mês de julho. Os programas serão transmitidos nas sextas-feiras, dias 9 e 23, às 15h, no canal do YouTube da fundação.

 

Inácio Damásio, violeiro e aprendiz de luteria, será o convidado do programa do dia 9. Na entrevista, ele vai falar sobre a confecção de violas. Pedreiro de profissão, Inácio também trabalha como marceneiro e lutier, produzindo e consertando violas e outros instrumentos musicais.

Apaixonado intérprete de modas de viola, Inácio é um frequentador contínuo da Casa de Cultura Eugênia da Silva, no Novo Horizonte, região leste de São José dos Campos. Ele participa das oficinas de viola caipira e luteria e se apresenta com o Grupo de Violeiros da Casa de Cultura.

A violeira e aprendiz de viola caipira Maria Dirce da Silva será a entrevistada do dia 23. Artesã entusiasta da música, ela sempre gostou de tocar violão e criar composições. Na Casa de Cultura Eugênia da Silva, a joseense participa das oficinas de violão, viola caipira e luteria. Além disso, Dirce também frequenta eventos musicais, apresentando suas composições.