Em São José dos Campos, Teatro da Cidade apresenta ensaio aberto de obra inspirada em Dostoiévski

A encenação reúne o trabalho de artistas da Colômbia, China, Rússia, Síria e Brasil


A Cia. Teatro da Cidade de São José dos Campos, que completa este ano 32 anos de existência, realiza no próximo sábado (9), às 19h, um ensaio aberto da nova montagem "A Dócil", inspirado na obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski, com direção do colombiano Alejandro Puche e da chinesa Ma Zhenghong.

O ensaio será gratuito e ocorrerá de forma presencial no CAC Walmor Chagas (rua Netuno, 41, Jardim da Granja). Informações e reservas (12) 99741-1801. O objetivo da atividade é compartilhar o processo de trabalho da 22ª. peça teatral da companhia, aprovada pelo Edital ProAc 01/2020, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Laboratorio Escénico Univalle, de Cali, na Colômbia, e a FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP). A estreia da peça está prevista para final de abril.

A proposta do espetáculo era comemorar os 200 anos de Dostoiévski, em 2021. Mas, por conta da pandemia, somente esse ano foi possível o encontro dos 13 profissionais envolvidos na encenação. Ao propor uma nova encenação para o texto "A Dócil", a Cia Teatro da Cidade não só homenageia o legado de Dostoiévski, mas também reafirma o paradigma da formatação do trabalho do ator a partir da verticalização do papel social da atuação, uma vez que as obras do escritor russo são fendas para a descoberta da humanidade _impregnada de julgamentos, angústias e idealizações de poder.

A montagem também fortalece a ideia de um trabalho que reside na força da universalidade, desfazendo as barreiras fronteiriças culturais com as parcerias com os encenadores Alejandro González (Colômbia) e Ma Zhenghong (China), com a pesquisadora Elena Vássina (Rússia), responsável pela consultoria dramatúrgica, e o figurinista Nour Koeder (Síria).
De São José dos Campos, a montagem conta com Pitiu Bomfin (cenário e adereços), Beto Quadros (direção musical), Claudio Mendel (assistência de direção e designer de luz), William Alves (cenotécnico e montagem de luz) e Maja Gabriel (produção executiva). No elenco estão Andreia Barros, Marco Antonio Barreto, Rodrigo David e Sarah Alice.