Em São José dos Campos, Cia Teatro da Cidade remonta a peça "Um Dia Ouvi a Lua"

O espetáculo de Luís Alberto de Abreu, ficou seis anos em cartaz, foi indicado ao Shell e realizou turnê em Portugal


No dia 30 de agosto, a Cia Teatro da Cidade de São José dos Campos que completa 31 anos de existência, remonta a peça "Um Dia Ouvi a Lua", de Luís Alberto de Abreu, escrita especialmente para o grupo. 

Inspirada nas canções "Adeus, Morena Adeus", "Cabocla Teresa" e "Rio Pequeno", gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco, a peça narra a história das mulheres Beatriz, Teresa e Sa´Maria que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileiro, recriando-as do ponto de vista feminino.

Com direção de Eduardo Moreira, integrante do grupo mineiro Galpão, e codireção de Claudio Mendel, "Um Dia Ouvi a Lua" foi uma montagem marcante na trajetória da Cia Teatro da Cidade. A primeira montagem estreou em março de 2010, conquistou o prêmio CPT de melhor espetáculo do interior paulista e recebeu indicações aos prêmios APCA e Shell, além de ficar em cartaz por seis anos percorrendo cerca de 60 cidades, incluindo cinco em Portugal.

Do elenco da primeira montagem estão André Ravasco, Andreia Barros e Caren Ruaro, somados aos novos integrantes Carol Grignoli, Laura Ramalho e Rômulo Scarinni. O músico Beto Quadros assina novamente a direção musical. As músicas, interpretadas pelos próprios atores ao vivo, também fazem parte da narrativa de cada história e conduzem o clima das cenas.

O cenário, figurinos e adereços são de Leopoldo Pacheco e Pitiu Bomfin inspirados nas pinturas naif e esbanjam beleza visual do Vale do Paraíba e das cores fortes presentes nas tradicionais festas religiosas do Divino e São Benedito e das danças populares do Moçambique e Congada.

A obra "Um Dia Ouvi a Lua", assim como "Maria Peregrina", direção de Claudio Mendel, e "O Coração nas Sombras", direção de Kiko Marques, faz parte da trilogia desenvolvida pela Cia Teatro da Cidade em processo colaborativo com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, ao longo dos últimos 20 anos.

As montagens resgatam histórias populares e de temas voltados ao universo feminino, a partir das linguagens da Narrativa e do Teatro Nô e da estética Documental. No próximo mês de novembro, está prevista a realização de temporada desse repertório da trilogia em São José dos Campos.